A disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte seguirá para o segundo turno. E o deputado estadual Bruno Engler (PL) disputará a preferência dos eleitores da capital de Minas Gerais com o prefeito Fuad Noman (PSD). A definição ocorre com mais de 90% das urnas apuradas.
No primeiro turno, disputado neste domingo, 6, Engler ficou à frente dos outros nove candidatos. O representante do Partido Liberal na disputa registra 34,46% dos votos válidos. Atualmente, ele cumpre o segundo mandato consecutivo como deputado estadual.
Eleito vice-prefeito em 2020, Noman assumiu o comando do Poder Executivo de Belo Horizonte em 2022, diante da renúncia do então titular, Alexandre Kalil, que, sem sucesso, tentou se eleger governador mineiro. O político do PSD contabiliza 26,46% dos votos.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O apresentador de TV Mauro Tramonte (Republicanos) chegou a liderar a corrida pela prefeitura, ao menos segundo institutos de pesquisas. Na urna, no entanto, ele não obteve êxito e ficou na terceira colocação, com 14,69%.
Esquerda vai mal em Belo Horizonte
O vereador Gabriel Azevedo (MDB) fechou o primeiro turno na quarta colocação, com 10,68% dos votos válidos. Partidos assumidamente de esquerda aparecem somente na quinta e na sexta posições. A deputada federal Duda Salabert (PDT) teve 7,79%. O deputado federal Rogerio Correia (PT) teve 4,4%.
O senador Carlos Viana (Podemos) teve 0,99% dos votos válidos. Outros três candidatos a prefeito que tiveram menos de 1% dos votos foram da extrema esquerda: Indira Xavier (UP), Wanderson Rocha (PSTU) e Lourdes Francisco (PCO).
CLIQUE AQUI PARA ACOMPANHAR A APURAÇÃO DOS VOTOS EM TODAS AS CIDADES EM TEMPO REAL