Em Salvador, capital do Estado da Bahia, o atual prefeito Bruno Reis (União Brasil-BA) foi reeleito com 78,68% dos votos válidos nas eleições deste domingo, 6. A porcentagem corresponde a 99,96% de urnas apuradas.
O segundo colocado foi Kleber Rosa (Psol), que obteve 10,42% do eleitorado. Além dos citados, Geraldo Júnior (MDB) também concorria à prefeitura, e teve 10,33% dos votos.
Os candidatos Eslane Paixão (UP), Giovani Damico (PCB) e Victor Marinho (PSTU) não alcançaram 1% dos votos válidos. A votação foi encerrada às 17h deste domingo.
CLIQUE AQUI PARA ACOMPANHAR A APURAÇÃO DOS VOTOS EM TODAS AS CIDADES EM TEMPO REAL
Trajetóia de Bruno Reis, reeleito prefeito de Salvador
Bruno Reis, reeleito como prefeito de Salvador, já foi deputado estadual da Bahia (2010-2014), vice-prefeito (2016-2020), e, desde 2021, ocupa o cargo de prefeito da capital baiana. Com 47 anos, ele é casado com Rebeca Reis e pai de três filhos.
Bruno é formado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e possui pós-graduação em Gestão de Finanças pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
Ele também concluiu um mestrado em Desenvolvimento e Gestão Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Sua carreira começou como assessor do ex-deputado ACM Neto e, ao longo dos anos, consolidou sua reputação na política local.
Pesquisas já indicavam resultado
Conforme noticiado por Oeste, o Instituto Paraná Pesquisas já apresentava a possibilidade de Reis ser reeleito no 1º turno do pleito. De acordo com as estatísticas, o político, cuja aprovação no governo municipal quase chega a 80%, tinha 74% das intenções de voto. O segundo colocado, Geraldo Júnior (MDB), tinha 7,4% dos votos.
Quarto maior colégio eleitoral do Brasil, Salvador tem mais de 1,9 milhão de eleitores e, portanto, poderia ter segundo turno, mas apenas se o primeiro colocado não atingisse 50% dos votos válidos mais um.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste