O cacique Raoni Metuktire disse que vai conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a exploração da chamada Margem Equatorial pela Petrobras. Em entrevista à Agência France-Presse (AFP) divulgada nesta segunda-feira, 24, ele declarou que vai pedir ao chefe do Executivo que desista da iniciativa.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Já fui informado sobre o projeto e vou ter a oportunidade de sentar com Lula para discutir o assunto”, afirmou. “Vou pedir que ele não encoraje o projeto de exploração da Amazônia.”
“Nos falamos pessoalmente quando Lula assumiu o cargo”, acrescentou o cacique. “Pedi que não repetisse o que fez no passado, quando construiu a barragem de Belo Monte. Agora, Lula vai vir à minha terra, e vamos falar sobre a demarcação dos territórios indígenas dos nossos parentes que não conseguiram ainda.”
O cacique espera receber Lula no início de abril. No entanto, a data ainda não foi oficialmente confirmada pelo governo.
Margem Equatorial
A Margem Equatorial, que se estende do Amapá ao Rio Grande do Norte, é vista como uma região promissora para a extração de petróleo.
Enquanto ambientalistas falam sobre possíveis impactos negativos na biodiversidade, o governo analisa os benefícios econômicos da atividade. A Petrobras aguarda autorização para dar início às operações no local.
Leia também: “Ministro de Minas e Energia ‘invade’ atribuições do Ibama, dizem servidores”
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aprovou a limpeza de uma sonda da Petrobras qualificada para atuar em uma eventual exploração de petróleo na costa do Amapá. Isso faz com que parte dos ministros de Lula já dê como certa a autorização do órgão para a exploração da Margem Equatorial.
So faltava essa…um indio velho gaga,que nunca fez nada na vida agra quer mandar no Brasil.iada