Internautas não perdoaram e transformaram em memes a cadeirada que o candidato à Prefeitura de São Paulo José Luiz Datena (PSDB) deu no também candidato Pablo Marçal (PRTB). A agressão aconteceu durante o debate promovido pela TV Cultura, realizado no Teatro B32, neste domingo, 15.
Perfis do Instagram, como o @memesbrasil, fizeram alusão a cenas de filmes. Outros brincaram com a sequência de Fibonacci.
A página @festadafirma publicou uma montagem com a legenda: “Encerrando uma discussão corporativa”. Na imagem, Datena representa o funcionário que enviou o e-mail. A cadeira, o anexo.
O perfil @badvibesmemes também brincou com o episódio. A página publicou uma montagem em que Datena representa a “segunda-feira”, enquanto Marçal, que levou a cadeirada, o cidadão brasileiro.
Usuários da plataforma Bluesky, rede adotada por brasileiros que perderam acesso ao Twitter/X, também brincaram com a situação. Um internauta publicou a foto da agressão com a legenda: “Isso vai estar no Louvre” — famoso museu de arte localizado em Paris, na França.
Outro escreveu: “Achava que ‘o Datena deu uma cadeirada em Marçal’ era figura de linguagem, até que vieram as imagens”. Ele fez alusão ao bordão que o ex-apresentador usava em seu programa Brasil Urgente, da TV Bandeirantes.
A agressão de Datena em Marçal
Durante o debate, Marçal chamou Datena de “arregão” e que deveria anunciar a desistência de sua campanha. Esse foi o momento em que o candidato do PSDB partiu para cima de seu rival e usou uma cadeira para agredi-lo.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Assustado, o moderador, Leão Serva, chamou o intervalo comercial. No retorno, Serva anunciou a expulsão de Datena e afirmou que Marçal, agredido, resolveu deixar o evento.
O encontro seguiu com os candidatos Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (Psol), Tabata Amaral (PSB) e Marina Helena (Novo).
Candidato do PSDB se manifestou
Depois de sair do debate, Datena se manifestou sobre a agressão. Ao responder uma pergunta de uma repórter da TV Cultura se estava arrependido, ele respondeu: “Claro que não”. Além disso, o ex-apresentador chamou o oponente de “canalha”.
A assessoria de Marçal chegou a informar que o candidato fraturou uma das costelas depois da cadeirada. Ele foi encaminhado ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde chegou por volta da meia-noite desta segunda-feira, 16. Equipe médica informou que ele sofreu traumatismo na região torácica.
Datena, não tem a mínima condição de continuar na disputa.
Achou que política é como seu programa, que ele manda em tudo.
É hora de ir para casa, descansar e colocar a cabeça no lugar.
Dapena…
O Uol segue no projeto totalitário para calar os discordantes, pelo fato de a VERDADE e os FATOS serem ofensas imperdoáveis. Uol em 16/09/2024 às 08:25 Datena diz que não se arrepende de cadeirada em Marçal: ‘Claro que não’ Do UOL, em São Paulo* 16/09/2024 00h44
1- Fico imaginando qual seria a reação dos jornaleiros do Uol se o agressor fosse alguém ligado ao Bolsonaro ou candidato apoiado por ele. Claro que vocês não usarão a razão, mas ativismo para distorcer fatos, culpar o agredido pela agressão sofrida. Desde quando o Datena é moralmente alguém digno de apreço? Me lembro muito bem quando ele era repórter no futebol e a tal trena que media distâncias que determinado jogador deveria ter, aquelas baboseiras de quem se julga entendedor de tudo, menos de razão, ética moral e profissional. Na verdade, o Marçal, que não é nenhuma Vestal, desestabilizou o sistema, ou o establishment, como queiram. Do ponto de vista dos autoritários de sempre, avalizados pela imprensa viciada em caraminguás, isso é intolerável e a História mostra isso com muita clareza. É a imprensa que aprova isso, “Jairo Ribeiro ” ” É os mundo dos PURAMERDA. O que falta mesmo é BALANATESTA deles.” mas CENSURARÁ o meu comentário.
2- Vocês CENSURAM, eu lhes exponho na imprensa concorrente e redes sociais. Coisa conhecida como AÇÃO de vocês e REAÇÃO do assinante.
3- Vocês CENSURARAM o meu comentário ” 1 ” e não contem com o meu conformismo. Não usei nele, como NUNCA usei palavras fora das regras da CIVILIDADE, coisa que a bússola moral e profissional de vocês não lhes permite ver, mas VERDADES e FATOS inconvenientes ensejam a CENSURA. Daí que lhes exponho na imprensa concorrente e nas redes sociais. Se vocês APROVAM este comentário, ” Jairo Ribeiro ” ” É os mundo dos PURAMERDA. O que falta mesmo é BALANATESTA deles.”, qual é a base moral, profissional e fática para CENSURAR o meu, que jamais escreveria ” BALANATESTA deles “? Vocês CENSURAM, eu lhes exponho.
4- Não, Wagner. O UOL sabujamente NÃO publica o COMENTÁRIO, mas sim descaradamente publica a RECLAMAÇÃO pela CENSURA. Quando o PIX cai na conta do UOL, a CENSURA corre solta. E olhe que não escrevo coisas como incitação ao ódio e à violência como o “Jairo Ribeiro ” ” É os mundo dos PURAMERDA. O que falta mesmo é BALANATESTA deles.” mas CENSURARÁ o meu comentário, por eu escrever VERDADES e FATOS inconvenientes aos interesses de quem faz o PIX para o Uol. Não tenho nenhum motivo para acreditar na honestidade moral, profissional e isonomia do Uol diante de copiosos FATOS. Salvei, Uolzinho!
5- Darei até ao meio-dia o benefício da dúvida, coisa que vocês não dão ao ASSINANTE ao CENSURAREM covarde e sabujamente o que a patota do PIX não quer ver publicado. Após isso, é claro, sentir-me-ei no legítimo direito de publicar na imprensa concorrente e redes sociais p que vocês CENSURARAM. A bússola moral de vocês está tão avariada e viciada na venalidade sabuja em defesa da indefensável implantação de um PROJETO TOTALITÁRIO DA EXTREMA ESQUERDA do Lula, do STF, do TSE, da Globo e de desprezíveis pasquins como o Uol, defensores do estupro contínuo à Constituição, mesmo em CLÁUSULAS PÉTREAS. Não por acaso, o Uol publica isso aqui, ” Jairo Ribeiro ” ” É os mundo dos PURAMERDA. O que falta mesmo é BALANATESTA deles.”, mas CENSURA comentários que não falam em ” BALANATESTA deles “. O problema de uma imprensa venal é que ela esquece até o que ela mesma publicou, mas Nossa Senhora da Internet não nos deixa esquecer.
6- Como vocês persistem em CENSURAR, conforme prometido, vou publicar em outros veículos de imprensa e redes sociais o modus operandi da ultra extrema imprensa venal a serviço do Lula, STF, TSE, Globo e outros pasquins que aprovam a implosão e extinção da nossa já combalida Constituição. Recorro ao migalhas.com.br em minha defesa. “Errare humanum est, perseverare autem diabolicum ” “Errar é humano, mas perseverar no erro é diabólico”