O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), criticou o decreto presidencial assinado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que estabelece diretrizes para o uso da força por agentes de segurança pública.
Segundo Caiado, as restrições ao uso de armas de fogo favorecem o crime organizado, classificando-as como um “presente de Natal” para os criminosos.
O documento, elaborado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública sob a liderança do ministro Ricardo Lewandowski, determina que o uso de armas de fogo deve ser uma ação de último recurso.
As novas normas proíbem disparos contra indivíduos desarmados em fuga ou veículos que desrespeitem bloqueios policiais. Nas redes sociais, Caiado expressou descontentamento, afirmando que a medida representa uma “chantagem explícita contra os Estados”.
“O crime organizado celebra hoje o grande presente de Natal recebido do presidente Lula: um decreto que lhes garante mais liberdade de ação e promove o engessamento das forças policiais”, afirmou. “É o modelo PT-venezuelano, que parece querer incendiar o país.”
Caiado argumenta que as diretrizes federais se concentram em crimes de menor potencial ofensivo, não abordando de forma eficaz a ameaça representada pelo crime organizado.
Governo Lula institui “comitê de monitoramento”
Apesar das críticas, o governo federal instituiu um Comitê Nacional de Monitoramento do Uso da Força para acompanhar a implementação das medidas.
O comitê tem a responsabilidade de supervisionar a implementação das novas diretrizes e garantir que sejam seguidas por todas as forças de segurança do país.
Esta não é a primeira vez que Lula e Caiado se desentendem em questões relacionadas à segurança pública.
Em 31 de outubro, durante um discurso, Lula ironizou Caiado, mencionando ter conhecido o único estado sem problemas de segurança, em referência a Goiás.
Na ocasião, Caiado havia declarado que conseguiu erradicar o crime no estado e se opôs à Proposta de Emenda Constitucional do governo federal.
Lula sugeriu que Caiado deveria ter organizado uma reunião para compartilhar suas estratégias de sucesso com outros Estados.
“Ao invés de eu chamar uma reunião, era para o Caiado ter chamado a reunião para orientar como é que se comporta para a gente acabar com o problema da segurança em cada Estado”, disse o presidente.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
PT sendo PT, Lula sendo Lula, dois cânceres para o Brasil. Pena que temos poucas vozes como a do Governador Caiado. Infelizmente a covardia daqueles que podem se levantar contra essas pragas está muito grande. Mas Deus está no comando deste navio e não vai permitir que ele afunde, afinal não há mal que dure para sempre.
Você q sofre com a violência do dia a dia deve ter capacidade de perceber o quanto esse governo esquerdista está dissociado do problema da segurança pública. Eu não tenho os dados, mas vamos assumir q as forças de segurança dos estados compostas por policiais civis, militares, guarda de presídios e polícia tecno-cientifica perfaçam uns 500 mil homens. Com essa vastidão de gente, por óbvio q problemas acontecem. Mas os problemas divididos pelo tamanho da força espalhada pelo Brasil e considerando também os inúmeros casos diários q essas forças enfrentam, por óbvio q demonstram q os casos de má conduta são muitíssimo pequenos em relação ao contexto todo. Mas o gov federal e a imprensa tradicional marrom divulgam as coisas como se vivêssemos sob o manto do medo de poder ser atingido de algum maneira pela policia, o q não faz qualquer sentido. Então essa iniciativa visa tão somente subjugar governadores e cidadãos à vontade de um governo de esquerda, cujo ministro da justiça, um esquerdista de carteirinha, acabou de sair do tribunal maior, o qual nunca foi tanto de esquerda como atualmente. No limite o q se quer é dar um salto duplo twist carpado na constituição e tomar as forças de segurança estaduais para si. O PT e seus satélites vão usar a justiça amiga para avançar sobre a sociedade brasileira buscando o domínio completo como foi feito na Venezuela. P.S. Hoje a PRF desse mesmo governo federal saiu dando tiro num carro q passou numa operação e acabou atingindo uma garota de bem. Se tivessem realmente interessados em colocar normas de civilidade policial como dizem, esse fato acontecido com a PRF, uma polícia deles, jamais poderia ter acontecido. Querem lavar os outros enquanto não limpam os próprios umbigos.
Governadores decentes term que seguir a cartilha de Caiado, unico que bate de frente com esses bandidos.
Absurdo esse ministro esclerosado que precisou da mulher implorando para d. Marisa pedir ao nove dedos para ser ministro se acha no direito de chantagear os governadores para cumprir essa idiotice que saiu de sua mente atrasada e em pleno declínio
pt defendendo seus pares ,amigos ,aliados ,etc……….
Nenhuma surpresa. Boa parte dos eleitores do Lula são presidiários.
PT sempre defendeu bandidos, segundo eles vítimas da sociedade.