A Câmara dos Deputados aprovou 14 moções de repúdio contra os ataques que o grupo terrorista Hamas promoveu contra Israel, desde o sábado 7. Entre os requerimentos aprovados, nesta terça-feira, 10, está um da federação do PT, que, além de condenar os atos do Hamas, repudia a “violência” do Estado de Israel.
Depois de aprovar todos os textos, alguns deputados manifestaram descontentamento com o documento dos petistas. Contudo, o requerimento já havia sido aprovado em conjunto.
Uma moção de repúdio serve para expressar a posição da maioria da Casa diante de algum acontecimento. A maioria dos autores dos requerimentos é de centro e de oposição.
Um dos pedidos pertence ao vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira (Republicanos-SP). O parlamentar argumenta que os ataques que atingem Israel são “atos de terrorismo e desrespeitam as regras internacionais, devendo ser condenados veementemente por todas as nações civilizadas”.
No sábado 7, o grupo terrorista bombardeou Israel, provocando o início de uma guerra. Hoje, o conflito chega em seu quarto dia. Trata-se do maior conflito na região em cerca de 50 anos, que já deixou milhares de mortos.
“O ato de violência e covardia contra Israel é um ato sem precedentes, que acaba por afligir o mundo todo”, argumentou Pereira no texto. “Esses ataques e bombardeios, por si só, já são altamente condenáveis, porém quando se atinge propositadamente civis, a consternação e sentimento de revolta por tamanha injustiça cometida a um povo é manifesto.”
Ainda foram aprovados outros três requerimentos, de parlamentares da oposição, que manifestam pesar pela morte dos brasileiros Renani Nidejelski Glazer e Bruna Valeanu.
Esta moção do PT mostra o quanto eles são incivilizados.