A Câmara Municipal de Curitiba aprovou uma moção de desagravo em resposta às declarações feitas pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que afirmou que Curitiba “tem o germe do fascismo”. A medida foi validada pelo Parlamento local, na segunda-feira 16.
Dos 36 vereadores presentes, 25 votaram a favor do desagravo, enquanto três foram contrários, sendo dois parlamentares do PT e um do PV. Outros projetos contrários ao juiz do STF estão em tramitação, sendo um para revogar o título de Cidadão Honorário concedido a Mendes em 2002 e outro para torná-lo “persona non grata” em Curitiba.
Durante a discussão, o vereador Eder Borges (PP) comparou as declarações de Mendes às de “um garoto ativista dessas universidades públicas brasileiras” e destacou a importância da Suprema Corte para a estabilidade de qualquer país.
Já o vereador Rodrigo Braga Reis (União Brasil) ressaltou o apoio da maioria dos curitibanos à Operação Lava Jato, que recuperou bilhões de reais aos cofres públicos. Ele reforçou o repúdio às falas de Mendes: “Quando o ministro ataca a Lava Jato, e o povo de Curitiba aprova a Lava Jato, então, é um ataque pessoal ao povo de Curitiba.”
Pier Petruzziello afirmou que a discussão não deveria ser polarizada entre direita e esquerda, e que a moção de desagravo era contra o que Mendes falou, não contra o ministro em si. Ele explicou que a votação era uma resposta à fala grave que atacou a cidade de Curitiba.
Relembre
Durante participação do programa Roda Viva, da TV Cultura, o ministro Gilmar Mendes criticou a Operação Lava Jato e o ex-juiz e hoje senador Sergio Moro (União-PR).
O magistrado afirmou que a cidade de Curitiba, no Paraná, Estado onde ocorreu a Lava Jato, tem “o germe do fascismo”.
“Curitiba tem o germe do fascismo”, atacou o ministro. “Inclusive todas as práticas que desenvolvem. Investigações à sorrelfa e atípicas. Não precisa dizer mais nada.”
Gilmar Mendes não tem caráter. Não consegue sair às ruas sem receber critica da população.
E esse ministro, mais um diga se de passagem tem o germe da vagabundagem, da sem vergonhisse e da canalhisse.
Tanta gente boa morre, e uns vermes desses ai não. Mas como diz o ditado, coisa ruim não morre né Xandâo???
Senhores todos os comentários são pertinentes.
Esses senhores do STF e todos esses políticos são pagos com o dinheiro de vocês. São os seus impostos que ajudam eles a tornarem-se cada vez mais petulantes e pregar o medo na sociedade brasileira. Porisso senhores a única forma de por toda essa tropa de sanguessugas fora está em PARAR DE PAGAR IMPOSTOS FEDERAIS – Pis, Cofins, CLLR, IPI e todos os demais impostos federais. Sem dinheiro acaba a soberba e a petulância. Temos que fazer no Sul e no Sudeste uma DESOBEDIÊNCIA CIVIL – sem medo deles.
Temos que mostrar que não somos os escravos deles e sim seus senhores. E, a única forma é NÃO PAGAR MAIS IMPOSTOS FEDERAIS.
” “Enquanto eu estiver aqui, posso fazer. Vossa Excelência fez coisa mais heterodoxa. Basta ver o que Vossa Excelência fez no Senado”. A votação fatiada do impeachment de Dilma Rousseff já foi duramente criticada por Gilmar Mendes, que considerou o formato da votação algo, “no mínimo, bizarro”, que “não passa na prova dos 9 do jardim de infância do direito constitucional”. O Senado cassou o mandato de Dilma, mas manteve o direito da petista de exercer funções públicas.”(Correio braziliense, n. 19521, 17/11/2016. Política, p. 5). “Joaquim Barbosa – Vossa excelência não está não. Vossa excelência está na mídia destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro. Quando vossa excelência se dirige a mim, não está falando com os seus capangas no Mato Grosso, ministro Gilmar.” (CONGRESSO EM FOCO22.04.2009) Este é o nível destes desqualificados. Fazem e falam o que querem sem nenhuma punição para seu comportamento e decisões esdruxulas; faz tempo.
Isso mesmo, não aceitamos esses togados que tem o germe do banditismo.
Precisamos fazer o mesmo com o nine que criticou os paulistas na feira da BA quando desconvidou o ministro (kkk) esse repúdio deveria acontecer em SP também, não só para esse canalha, mas para todos os comunistas que ainda estão soltos por ai,
Verme!
Parabéns a Câmara de Curitiba, esse verme merece repudio. Ministro apoiador de corruptos. IMORAL
Parabéns ao Vereadores sérios de Curitiba.
Este homem Não tem moral para sequer andar nas ruas desta linda cidade.
Como persona não grata, os curitibanos e paranaenses deveriam virar as costas quando este elemento passar pela cidade. Daquela boca, só se espera que ela continue a flatular.
Meu nome é Felipe Bastos sou de Belo Horizonte-MG e parabenizo todos os paranaenses, incluíndo claro, a população de Curitiba. O Estado do Parané é digna de orgulho. Infelizmente não sou paranaense e tenho que expor a minha frustração e a minha vergonha, tendo como um presidente do Senado, o Rodrgio Pacheco que só envergonha o nosso querido e lindo estado de Minas Gerais. FORA PACHECO, MINAS GERAIS TE ODEIA PACHECO CANALHA!!!
Pacheco é mesmo um grande covarde e canalha.
O STF tem o germe do autoritarismo totalitário.
Trocação de farpas de um para outro não ira resolver o problema que enfrentamos
Uma ação decisiva que remova aqueles que se entitulam todos poderosos, será a única forma de salvar o país das mãos dos comunistas totalitários que estão, enquanto o povo fica paralizado em seu estoicismo sem reagir, consolidando seu poder sobre todos.
Parabéns ao Vereadores sérios de Curitiba. Curitiba não merece ser destratada por gente perversa.