O atual prefeito de Santo Antônio de Jesus, Genival Deolino (PSDB), lidera a disputa pelo Poder Executivo do município conhecido como a “capital” do Recôncavo Baiano. É o que mostra o levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas na manhã desta segunda-feira, 19.
Deolino aparece com 54,2% das intenções de voto. Dessa forma, o tucano abre mais de 20 pontos porcentuais para o segundo colocado na disputa.
Euvaldo Rosa (PSD) registra 29,4%, conforme o Paraná Pesquisas. Distante do prefeito, que tentará a reeleição neste ano, ele também consegue abrir boa vantagem sobre o terceiro — e último — colocado na amostragem: Edvaldo da Recôncavo (PMB), com 2,8%.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Ainda de acordo com o Paraná Pesquisas, 7,4% dos entrevistados afirmaram que não votariam em nenhum dos três candidatos, anulariam ou votariam em branco. Além disso, 6,2% não souberam responder ou não quiseram participar do levantamento.
Para realizar o material, a equipe do Paraná Pesquisas entrevistou 500 eleitores em potencial em Santo Antônio de Jesus, de 15 a 18 de agosto. Conforme o instituto, o levantamento tem margem de erro de 4,5 pontos porcentuais — para mais ou para menos — nos resultados gerais. O nível de confiança nesse sentido é de 95%.
O protocolo BA-00891/2024 é o número de registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral.
A “capital” do Recôncavo Baiano
Com 103 mil habitantes, de acordo com o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Santo Antônio de Jesus detém um título informal. A cidade é popularmente chamada de “capital” do Recôncavo Baiano. O status se dá mesmo diante do fato de a capital baiana, Salvador, integrar geograficamente a mesma região.
“O município é considerado a capital do Recôncavo Baiano pela sua importância como centro comercial, industrial e de serviços de toda a região”, afirma a prefeitura local, em seu site oficial. “Santo Antônio de Jesus sedia anualmente movimentadas festas juninas.”
Leia também: “Menor cidade do Brasil tem mais eleitores que moradores”