A recém-empossada presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, exaltou seu antecessor no cargo Alexandre de Moraes, nesta segunda-feira, 3.
Conforme Cármen, Moraes garantiu “eleições seguras, sérias e transparentes”, em 2022.
“A atuação deste grande ministro foi determinante para a realização de eleições seguras, sérias e transparentes em um momento de grande perturbação provocado pela ação de antidemocratas que buscaram quebrantar os pilares das conquistas republicanas dos últimos 40 anos”, disse Cármen.
Ainda de acordo com Cármen, Moraes atuou em um momento “turbulento”, mas o TSE, o Supremo Tribunal Federal (STF) e as instituições impediram o “êxito” do que chamou de “empreitada criminosa”. “Não ter tido êxito aquela empreitada criminosa foi tarefa de muitos, especialmente do TSE e do STF, com destaque que ficará para sempre creditado à ação firme e rigorosa do ministro Alexandre”, declarou Cármen. “Obrigado, como cidadão.”
Gestão de Cármen Lúcia
A nova gestão deve ter um perfil mais “sóbrio”, em virtude da postura “apaziguadora e de diálogo de Cármen”, além da discrição de Nunes Marques, apurou Oeste com servidores experientes da Corte.
Dessa forma, a gestão deve procurar menos embates, sobretudo com aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro. A personalidade de Cármen e Nunes Marques se junta a outros fatores que influenciam nessa guinada, a exemplo da chegada de André Mendonça, no lugar de Moraes. Em setembro, Isabel Gallotti assumirá a Corregedoria do TSE, no lugar de Raul Araújo. Portanto, herdará processos de investigação. Isabel tem o mesmo perfil de Araújo: técnico, e não político.
Pautas prioritárias
Nos bastidores, fala-se que Cármen vai priorizar a regulamentação da inteligência artificial (IA), como parte do enfrentamento da Corte às “fake news“, em vez de cassações e processos similares, como fez Moraes. Cármen é autora de resoluções feitas no início deste ano.
Além disso, a ministra vai ainda pôr em prática um curso de capacitação para juízes nos Tribunais Regionais Eleitorais, sobre como lidar com a IA.
Cármen também vai dar mais atenção ao “combate à fraude à cota de gênero”, afirmou uma fonte.
Leia também: “O aparato de vigilância do TSE”, reportagem publicada na Edição 215 da Revista Oeste
Onde está a opção de dislike ?
O STF virou grupo de comédia?
É mesmo? Onde aconteceu isso?
Minha cara ministra, essa questão político-partidária, democrática sim, ninguém é insano de querer uma ditadura, pelo menos aqui entre nós, brasileiros que não aguentamos mais essa falácia.
Vê se priorize questões técnicas, constitucionais tão somente e pare de acirrar os ânimos e colocar uns contra outros e todos contra vocês.
Cármen Lúcia, vulgo “o cala-boca já morreu”, não nega o que é, enquanto que nós, a maioria absoluta de brasileiros, criticamos e repudiamos a trupe que atualmente ocupa as cadeiras da Suprema Corte. Qual solução? Onze alienados e despreparados servidores públicos xisparem do recinto, ou mais de 100 milhões de brasileiros, seus efetivos patrões, se permitirem serem dominados e amordaçados por esses?
Será que não sentem
Vergonha do que fazem … censura sim senhora, um dia a coisa muda e vai ser muito duro para vcs ..
Mentirosa!
É censura, mas só até segunda-feira!
Cala a boca já morreu?
TODES esses sinistros do STF acreditam nas próprias FAKENEWS que eles inventaram e o consórcio, ou melhor o cartel de veículos de impren$a ratificou!
A censura quase nunca é usada para combater a mentira, mas sim a verdade!
A sósia do ” Bento Carneiro” não vai comandar nada. Um fantoche na mão do psicopata vingativo.
Se fizer a pintura direitinho via o joker. Já começou fazendo grandes piadas.
Sai um troglodita, travestido de deus, entra uma papagaia deslumbrada e incompetente tanto quanto o “saído”.
A rigor este tal tse, tem que ser extinto, não se justifica sua existência……
Concordo plenamente!
O grande problema é o poder da Suprema Corte (STF), que goza de uma autoridade imensa sobre a vida dos brasileiros.
Urge rever a existência ou mesmo os limites das atribuições do STF e de seu anexo TSE!
Poder demais corrompe e gera o totalitarismo inquisidor.
Foi a pior eleição que jjá tivemos, intimidando, censurando, um caos.. Com a hipocrisia de defender a democracia, implantou a ditadura da toga.
Esses ministros acham que o povo é idiota, Moraes conduziu uma eleição privilegiando o Lula . Proibiu de dizer que era descondenado, ex-presidiário, amigo de ditadores, favorável ao aborto, isso é ou não é censura? Foi um processo eleitoral que o TSE atuou como um partido político, ou puxadinho do PT. Para o ouro candidato valia tudo, podia dizer que era genocida, fascista tudo que quisesse, funcionou assim, a transparência do TSE.
Carmem Lúcia não tem personalidade “o cala boca não morreu”, que vergonha ministra. A senhora não representa grande parte das mulheres de bem.
Na minha humilde “opinião” formaram uma quadrilha para cercear a liberdade e aprisionar o povo manso brasileiro. Até quando vão segurar eu não arrisco a prever…
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Os juizes elitistas do STF escolheram permanecer dentro de num impasse de mentiras ou continuar a confundir os limites entre fatos e fábulas, esperando que compremos a narrativa debilitante e falsa de que as eleições são transparentes, seguras, honestas e realizadas com lisura e profissionalismo, até que eventualmente acabem no cepo da verdade inexorável. Seja como for, pode-se “enganar as pessoas algumas vezes, mas não o tempo todo”.
A verdade que chegou tarde demais foi tão útil quanto uma refeição para um homem morto. Neste contexto, até quando vamos esperar pela verdade sobre o roubo das eleições e afastar o presidente impostor do Brasil. Depois dele completar os 4 anos, será o mesmo que servir uma refeição a um homem morto.
“Eleições seguras, serias e transparentes”, quem ainda consegue acreditar em um juiz do STF? O povo prefere acreditar na verdade e sabemos que as eleições foram e continuarão sendo roubadas, porque simplesmente abandonar os fatos é abandonar a liberdade. Se nada for verdade, então ninguém poderá criticar o poder, porque não há base para fazê-lo. Se nada for verdade, então tudo será espetáculo. A carteira mais reacheada paga pelas luzes mais ofuscantes.
Com que urnas? Essas sem comprovante impresso?