A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou, nesta sexta-feira, 10, pela abertura de um processo contra o deputado federal André Janones (Avante-MG). O ex-presidente Jair Bolsonaro acusa o parlamentar de injúria.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Por meio do Twitter/X, o deputado mineiro chamou Bolsonaro de “assassino”, “ladrãozinho de joias” e “miliciano”. Janones postou as declarações em 2023.
Leia também: “STF pauta julgamento de ação de Bolsonaro contra Janones”
Cármen Lúcia argumentou em seu voto que a imunidade parlamentar não serve como um escudo absoluto contra atos ilícitos cometidos fora do Congresso Nacional.
Cármen Lúcia disse que a imunidade parlamentar de Janones “não é absoluta”
Na decisão, Cármen Lúcia afirma que o “STF consolidou jurisprudência no sentido de que, com relação a declarações feitas fora do Congresso Nacional, a imunidade não é absoluta”.
O posicionamento da ministra é apoiado pela Procuradoria-Geral da República (PGR). O órgão também se manifestou favorável ao avanço da queixa-crime e ressaltou que a liberdade de expressão, embora seja um direito constitucional, não é ilimitada.
Leia mais: “Alvo do Conselho de Ética da Câmara, André Janones fala em ‘rachadinha espontânea'”
O STF têm até a próxima sexta-feira, 17, para emitir seus votos e decidir se acompanham a decisão da ministra.
Mudanças na liderança do TSE
Cármen Lúcia vai assumir a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 3 de junho. Ela vai suceder ao ministro Alexandre de Moraes.
A magistrada vai ficar à frente do TSE durante as eleições municipais de outubro. O ministro Nunes Marques, também do STF, vai atuar como vice-presidente.
Leia também: “Boulos é escolhido como relator do pedido de cassação de Janones por suposta ‘rachadinha'”
Amigos, a “vampira brasileira” começou bem, mas, só começou. Está ali com sua subserviência lamentável fazendo um “jogo de cena”, do clássico “bad cup” / “god cup” até o “deep state” mexer as cordinhas desses espantalhos para atender aos seus planos de controle. São pobres diabos desprezíveis. Nunca mais serei servo da gleba.
Estou duvidando que a Carmem Lucia que sempre concordou com seus pares, mesmo afirmando que ” só dessa vez” vai realmente obedecer à Constituição no STE. Agora foi a favor do Bolsonaro contra Janones… E a facada? E o Randolfe Rodrigues e seus comparsas que o chamou de ” genocida”? E o Lula que denominou os trabalhadores do agro de fascistas ?