O acordo comercial entre Mercosul e União Europeia deve ser assinado até o fim deste ano. A previsão é do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Segundo ele, o governo brasileiro está examinando um documento enviado pelos europeus com novos itens ambientais para o acordo UE-Mercosul, que desequilibrariam as negociações.
“Desejamos um instrumento equilibrado, com ganhos concretos para ambos os lados, tanto em matéria de comércio como de investimentos. Ao mesmo tempo, não aceitamos que o meio ambiente – preocupação legítima e que compartilhamos – seja utilizado como pretexto para exigências despropositadas, para a adoção de medidas de viés protecionista ou, no limite, para retaliações descabidas”, afirmou durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados na quarta-feira 24.
O chanceler lembrou que o país já se reintegrou à Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), uma organização esquerdista da qual o ex-presidente Jair Bolsonaro retirou o Brasil em 2020, e defendeu a Unasul, dizendo que muitas crises foram resolvidas no âmbito do grupo. Ele citou as promessas de Lula de revalorizar a integração regional.
“Estamos cientes de que há diferentes expectativas e visões na região em relação à integração, mas estamos também convencidos de que há denominadores comuns, a começar pelo reconhecimento da necessidade de trabalhar conjuntamente com nossos vizinhos imediatos para fazer frente aos múltiplos desafios que compartilhamos”, disse Vieira.
Além de falar sobre o acordo UE-Mercosul, o chanceler fez um balanço das atividades. Disse que nestes cinco meses de governo se encontrou com 90 interlocutores estrangeiros e que o presidente Lula manteve conversas com representantes de 30 países. Vieira citou também negociações com os países sul-americanos sobre segurança das fronteiras e com os Estados Unidos sobre mudanças climáticas.
O interesse Europeu no Brasil é claro; eles querem sufocar o agronegócio pois nosso país incomoda e muito os produtores subsidiados europeus. E tem brasileiro apátrida que assinam embaixo destes e outros projetos que em nada nos ajudam… Acorda Brasil se estivessem tão preocupados com o clima mundial deveriam começar suas lições em casa ou seja replantando suas florestas.
Este chanceler é um babaca utópico.
Esse chanceler é idiota, o Uruguai não tem o menor interesse em negociar em bloco com o Brasil, já que eles estão muito na nossa frente quanto à valores. A Argentina não tem como entrar em um bloco econômico, já que é inadimplente. Sobrou quem com volume considerável para acompanhar o Brasil.
Mais uma sangria para o BNDES…
Com tantos investimentos que temos que fazer aqui no nosso país, lá vem bomba.
Plano Caracú, eles entram com a xara e o Brasil com o c…