A cidade de São José do Barreiro, no interior de São Paulo, está sem prefeito há mais de uma semana. O município tem cerca de 4 mil habitantes.
O prefeito da cidade, Alexandre de Siqueira Braga (PSD), conhecido como “Lê Braga”, foi preso no último domingo, 18, depois de uma viagem de Carnaval. O vice-prefeito, Marcelo da Kombi, foi afastado do cargo depois de se tornar alvo da Polícia Federal (PF) por suposto esquema de desvio de verbas federais do transporte escolar.
O vereador Luiz Fernando Braga de Oliveira (MDB), presidente da Câmara Municipal, é quem deveria assumir na ausência do prefeito e do vice, mas declarou que não recebeu nenhuma indicação se deve ou não assumir o cargo.
Prefeito usou van do município para viajar 300 km
Lê Braga viajou para a Bahia em 14 de fevereiro. O prefeito foi fotografado em Porto Seguro de abadá do Carnaporto, que teve artistas como Xanddy Harmonia, Pedro Sampaio e Parangolé.
O prefeito de São José do Barreiro retornou ao Estado de São Paulo pelo Aeroporto de Congonhas e foi detido pela Polícia Federal na Rodovia Presidente Dutra e continua preso.
+ Leia mais notícias sobre Política em Oeste
Segundo a PF, Lê Braga foi preso por usar uma van da Secretaria Municipal de Saúde para ir até o aeroporto, num percurso de 300 km. O veículo viajou com outros sete ocupantes: a mulher do prefeito, três casais e o motorista do veículo, que é funcionário da prefeitura.
Para a PF, o prefeito cometeu crime de peculato, ou seja, o uso de recursos públicos para fins particulares. Ele passou por uma audiência de custódia na terça-feira, 20, e aguarda decisão da Justiça Federal sobre responder em liberdade ou não.
“A defesa está tomando as medidas processuais necessárias, sendo que no momento oportuno tudo será esclarecido”, disseram os advogados do prefeito ao portal g1.
Depois do Butão, é a cidade mais feliz do mundo!
Deve ser um livramento.