Em entrevista ao podcast RivoNews, o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, afirmou que a deputada federal Duda Salabert não possui preparo para ser prefeita de Belo Horizonte. “Não tem preparo para ser prefeita de Belo Horizonte, nenhum preparo. É uma ególatra”, declarou Ciro, na terça-feira 30.
A declaração causou grande repercussão, pois ambos são filiados ao PDT, e Ciro ocupa o cargo de vice-presidente nacional da sigla. A legenda e a parlamentar se pronunciaram sobre o caso. Ciro explicou que seu critério para apoiar candidatos é acreditar na capacidade deles de realizarem uma boa administração pelo povo.
O político destacou que, apesar de ser membro do PDT, é livre para expressar sua opinião: “Eu estou obrigado eticamente pelo PDT?”, perguntou. “Não. Eu não fui consultado, ninguém me perguntou nada e nem precisa perguntar.”
Ele também revelou que não tem planos de deixar o partido, mas não pretende concorrer a novos cargos: “Não quero importunar os eleitores”, afirmou.
O que diz o PDT, partido de Ciro Gomes e Duda Salabert
O PDT de Belo Horizonte repudiou as falas de Ciro Gomes em uma nota oficial, afirmando que “ficou evidenciada a tentativa de atingir a imagem de mulher pública”, potencialmente a primeira figura feminina eleita para gerir o município.
A nota considerou as palavras de Ciro como ofensivas, preconceituosas e elitistas, desconexas com a história do PDT.
O documento ressaltou a experiência de Duda Salabert como professora, militante LGBTQIA+, defensora da educação pública e do meio ambiente, e a primeira vereadora travesti na Câmara Municipal de BH, sendo a mais votada da história da cidade.
“Ora, é de causar espécie a falta de conhecimento do vice-presidente nacional do PDT”, continua a nota, mencionando os mais de 200 mil votos obtidos por Duda nas eleições.
Assinada pelo presidente do PDT em BH, Bruno Martuchele de Sales, a nota finaliza ao requerer providências sobre o ato de Ciro, destacando que a sigla preza pelo respeito à atividade parlamentar e política, evitando ações que possam ferir a democracia.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Embora tenha sido pouco delicado com esta Sra.
Mas ele não disse nada que não soubessemos.
Ególotra são os dois…
É uma fala um tanto quanto curiosa, especialmente vinda do Ciro Gomes, um conhecido e reconhecido ególotra, autoritário, prepotente e destemperado político. Ciro é o um dos últimos Coronéis do Nordeste. Os outros são os irmãos dele.
Agora reunir predicados dentro da esfera LGBT virou sinônimo de competência política? É por isso que o Ocidente está em decadência!
Ainda bem que afirmou que não quer se candidatar a mais nada para não incomodar o eleitor!! Esse camarada foi político por toda a vida e nunca tomou uma decisão firme no sentido de moralizar a política!! Como ministro do Larápio sabia de tudo e ficou mudinho para não perder a bocada e agora da uma de moralista e tem todas as soluções para os graves problemas da nação!! Como não perdeu a mania de mentir é candidatissimo para 2026 !!
falou a verdade