O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai julgar, na terça-feira 28, três reclamações disciplinares contra o juiz Marcelo Bretas, que atuou na operação Lava Jato no Rio de Janeiro (RJ). O magistrado, que é titular da 7ª Vara Federal Criminal do RJ, está sendo investigado por supostas infrações na condução dos processos da operação. Além disso, ele ainda pode ser afastado do cargo.
Uma das reclamações veio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e cita fatos relacionados a três acordos de delação premiada feitos pela Procuradoria-Geral da República e reconhecidos pelo Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal.
Na ocasião, Bretas teria negociado penas, orientado advogados e combinado estratégias com o Ministério Público. A OAB ainda mencionou algumas reportagens que mostravam trechos da delação do advogado Nythalmar Dias Ferreira, representante de diversos réus na Lava Jato.
O advogado teria apresentado uma gravação em que Bretas dizia que iria “aliviar” acusações contra o empresário Fernando Cavendish, delator preso pela Lava Jato.
Para a OAB, o juiz interferiu em negociações de delação premiada nos casos Cavendish, Sérgio Cabral, ex-governador do RJ, e Adriana Ancelmo, mulher de Cabral. Bretas também é acusado de tentar atrair para a sua jurisdição a investigação contra Paulo Preto, que tramitava em São Paulo.
Relacionadas
Outra acusação quer mostrar que o juiz violou a garantia do processo legal, ordenando a realização de buscas e apreensões em endereços de trabalho e residências dos advogados. Por fim, a OAB informou que o Bretas exerce “atividades político-partidárias” e pediu seu afastamento cautelar e responsabilização disciplinar. Ao CNJ, o magistrado negou qualquer irregularidade nas ações da Lava Jato.
Reclamação de Eduardo Paes
A segunda reclamação contra o juiz partiu do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD). Ele pediu o afastamento de Bretas por “conduta incompatível com a imparcialidade que precisa nortear a atuação dos magistrados”.
Os advogados do prefeito alegaram a influência de Bretas para prejudicar Paes na corrida eleitoral de 2018. Na época, ele concorria ao governo do Estado e acusa o juiz de ter favorecido Wilson Witzel, que acabou eleito.
Já a terceira reclamação disciplinar foi instaurada pelo corregedor nacional de Justiça, o ministro Luís Felipe Salomão. O magistrado coletou os dados dos computadores de Bretas e relatos dos servidores que trabalham com ele.
“Dentre as atribuições da Corregedoria Nacional de Justiça, está a de realizar correições para apuração de fatos determinados relacionados com deficiências graves dos serviços judiciais e auxiliares, das serventias e dos órgãos prestadores de serviços notariais e de registros”, disse Salomão.
COMO PERGUNTAR NÃO AGRIDE, PERGUNTO POR QUE TANTO O CNJ COMO A OAB
NÃO SE MANIFESTAM CONTRA AS CONSTANTES INFRAÇÕES À CONSTITUIÇÃO FEDERAL PRATICADAS POE ALEXANDRE DE MORAES?
ENQUANTO ISSO CABRAL E QUADRILHA CURTEM A VIDA
… isto Ronaldo é hoje o BRAZIU lixo da humanidade onde bandido prende o xerife e o juiz e pode ficar pior muuuuuuuuito pior e nesta toada antes do Natal que pode ser um triste Funeral de uma nação.
De acordo com a lei brasileira os magistrados da LAVA JATO fizeram o que se esperava deles. O stf, no afã de agradar o descondenado, desmontou o ordenamento jurídico, para justificar as ações seguintes. Agora os postes mijam nos cachorros. O stf extrapola suas competências, ou seja, legisla, governa, desgoverna, emite decretos, só não faz o que deve fazer.
E os juízes do STF, quando serão julgados pelos crimes que cometeram? Só os juízes de 1a instância são julgados?
Fácil de prever o futuro: todas as conde nações de Bretas anuladas, processos extintos e condenados colocados em liberdade.
Surreal os cortuptos soltos, um na Presidência da Repubkuca, outros em Ministerios e o Juíz serâ julgado pelo CNJ. É o país dos absurdos. Judiciário vendido a bandidagem.
Agora, o que deve ser penalizado é, então, justamente quem deu combate a criminosos. Até onde o corrompido mundo do judiciário acha que pode ir? O que se vê, é que bandidos com licença para punir, para contrariar as leis, para interpretá-las consoante os fins justificam os meios, são aqueles que perseguem os mocinhos defensores das leis e homens públicos fazendo o que podem para combater o crime, a corrupção, as ilegalidades flagrantes. Se ficarmos parados, acovardados perante essa canalhada que faz o que bem quer o já presente e o futuro logo ali não terão mas conserto até que as pessoas responsáveis deem a cara a tapa e reajam violentamente contra essa corja de julgadores meia tigela, contra a parte podre do judiciário desde a sua base até o topo da magistratura, para evitar, se ainda houver tempo, para que o Brasil não mergulhe no estado de Pátria sem lei. Não há mais como jogarmos nossas fichas nesse Congresso, que mesmo modificado em sua composição para melhor, não tem força para confrontar o aparelhamento do judiciário nem da ainda imensa maioria de deputados e de senadores sem vergonha na cara, que mais parecem com os “antigos coronéis”. O juiz Marcelo Bretas é uma reserva moral na luta contra o crime.
Como diz Augusto Nunes, no faroeste a brasileira o bandido prende o xerife.
Simples e cristalino.
Olhando nosso sistema de justiça vemos tratar-se de um órgão mais político e fisiológico que preocupado com justiça.
Trabalha em prol dos benefícios de uma casta do qual é parte, e da revolução.
Já é realidade, só “não vê” se for muito melancia mesmo.
Mais uma vez o poste mijando no cachorro. Até guando será permitido que juizes corruptos atraoalhem os honestos?
Engraçado que esse mesmo empenho a OAB Nacional não demonstra contra as arbitrariedades criminosas do STF, não?
Os esquerdopatas continuam com a caça às bruxas da Lava Jato.
UAI ! ( como bom mineiro) .
O famigerado Conselho Nacional de Justiça vai julgar o Juiz Bretas pelos crimes ( ? ) mencionados na reportagem ?
Que tal ele, o CNJ, usar as mesmas acusações contra NOVE dos ILUMINISTROS do STF e também julgá-los?
PROVAS contundentes existem aos MONTES.
Mas, o CNJ quer PUNIR O XERIFE e deixar os amiguinhos de fora, UAI !
” TÁ tudo dominado pela esquerdalha.”
Quais as provas contundentes, meu caro jurista ?
CNJ , sinônimo de podridão , que ponto chegamos nesse Brasil, quando víamos os soldados do rei invadirem florestas para pegar ouro do povo( em filmes de Ivanhoe, ficávamos abismados , hoje é pior , quando vemos filmes de justiça corrupta , hoje está pior na vida real .
Se comprovado for, que seja penalizado pela lei.
O que nos causa espanto, é a atitude da Ordem dos Advogados Bestiais (oab), em relação ao que está acontecendo no Brasil, na esfera do judiciário, principalmente na alta côrte!
O stf, quase que diariamente estupra a Constituição, e este tal orgão, covardemente se cala….
O judiciário gosta é de bagunça … quanto mais tem mais processos custas abusos acordos e aí vai . Triste essa justiça
Resumo: Bretas é acusado de mexer com as pessoas erradas.
Existe hoje uma completa inversão de valores em nossa sociedade. Juízes que aplicam os rigores da lei contra os criminosos endinheirados são perseguidos por seus pares, que usam provas inadmissível (frutos da árvore envenenada) em juízo para tanto; inclusive para liberar da cadeia condenados a 400 anos de prisão e hoje ocupantes de cargos no executivo e legislativo das esferas federal, estadual, e municipal. Como pode nos continuar a acreditar no sistema jurídico do Brasil? Desde quando OAB coaduna com advogados que grava suas conversas com juízes para depois utilizar isso como prova? Depois querem que nós cumpramos ordens originárias destes ca na lhas de toga…
CNJ só mais um cabide de podridão.
Lacaios
Como não puderam prender Moro o alvo agora é o dr. Bretas e é triste e vergonhoso vermos a OAB de tantos e inestimáveis serviços ao país em passado recente se alinhar com um criminoso impune e a tentáculos dos apodrecidos poderes contra um homem digno e corajoso que só aplicou a justiça como devia e assim o Brasil virou um galinheiro e se continuar nesta toada com os podres poderes acovardados ou cooptados logo seremos uma republiqueta comunaZista bolivariana povo escravizado pela própria ignorância.
Perfeito, concordo!
Infelizmente nossa justiça virou uma grande INjustiça!!!! Acusam do que FAZEM abertamente!
Com isso tudo, gostaria de saber, quando o STF irá ser julgado por todas interferências que eles fizeram no legislativo, no executivo, no judiciário. É o bandido agora é o juiz.
Sim, Elisabete. E por aí só pra pior, o que devemos esperar agora dessa quadrilha instalada!
É o bandido querendo prender o xerife!
A CNJ e seus podres.
Ambiente fétido para quem luta contra a corrupção.