O Papa Francisco está com uma inflamação nos pulmões e cancelou sua participação no COP28, em Dubai. O pontífice está sofrendo há dias de uma forma infecciosa e aguda de bronquite e não poderá comparecer, no dia 1º de dezembro, à Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU).
+ Leia mais notícias de Mundo no site da Revista Oeste
O cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, informou à imprensa que os médicos que tratam da saúde de Francisco decidiram pelo cancelamento de sua viagem.
Parolin disse que “o Papa está apenas se recuperando e não quis se expor a riscos”. O secretário acredita que o pontífice fez essa escolha para evitar um “agravamento” do seu estado e para que possa se recuperar “o mais rápido possível”.
Confira: “Papa diz que Israel tem direito à autodefesa e pede que o Hamas liberte reféns”
“Como vocês podem ver, ainda estou vivo”, brincou Francisco, em um seminário sobre saúde e ética. “Meu médico não me deixou ir para Dubai. O motivo é que lá é muito quente, e você passa do calor para o ar condicionado, o que não é bom para o problema de bronquite”.
Diversas internações
Com quase 87 anos, Francisco já se submeteu a diversas internações hospitalares este ano. A última delas ocorreu em junho. O católico está se tratando com antibióticos e afirmou que não sente nenhuma febre.
Leia também: “Para Francisco demite bispo conservador que o criticou”
Os preparativos para a participação da Santa Sé no evento climático estão sendo estudados, com a possível presença do cardeal Pietro Parolin.
Aos fiéis: Não se preocupem, o “coisa ruim” não irá se apresentar ao demônio, pelo menos nesse momento. Ainda irá, mas não agora.