O ex-secretário de Articulação do Ceará Waldemir Catanho (PT) lidera os índices de rejeição na disputa pela Prefeitura de Caucaia (CE). É o que mostra o levantamento que o Paraná Pesquisas divulgou na manhã desta sexta-feira, 18.
Conforme o instituto, o petista tem rejeição entre 55,8% dos eleitores da cidade cearense. Esse é o porcentual dos entrevistados que disseram que jamais votariam no candidato do PT para o cargo de prefeito.
Catanho disputa o segundo turno contra o ex-prefeito Naumi Amorim (PSD). De acordo com a pesquisa desta sexta-feira, 27% dos eleitores afirmaram que jamais votariam no pessedista.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Ainda conforme o Paraná Pesquisas, 6,5% disseram não ter rejeições e, assim, poderão votar tanto em Catanho quanto em Amorim. Já 14,6% não souberam responder ou não quiseram participar do levantamento.
Com mais de 50% de rejeição, o candidato petista usa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como cabo eleitoral, ao menos no ambiente virtual. Em seu perfil no Instagram, Catanho fixou o post em que, numa montagem, ele e Lula aparecem sorridentes.
Leia mais:
Na parte de intenções de voto, o cenário é inverso. O representante do PSD lidera, com 60,8%, contra 28% do militante do PT. O bloco de nenhum/branco/nulo aparece com 6,9%. Há, por fim, os 4,2% que não souberam ou não quiseram responder.
Dados estatísticos da pesquisa em Caucaia
Com intuito de mapear as intenções de voto e os índices de rejeição dos dois candidatos que seguem na disputa pela Prefeitura de Caucaia, a equipe do Paraná Pesquisas entrevistou 710 eleitores. O trabalho de campo ocorreu de 14 a 17 de outubro.
A margem de erro do levantamento é de 3,8 pontos porcentuais para mais ou para menos — ou seja, Catanho lidera de forma isolada no quesito rejeição. De acordo com o instituto, o grau de confiança do material é de 95%.
A pesquisa conta com registro no Tribunal Superior Eleitoral. O código CE-06014/2024 é o protocolo de acompanhamento nesse sentido.
Leia também: “O Brasil diz não ao PT”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 238 da Revista Oeste