O momento tenso no governo em razão do estado de saúde do presidente Lula da Silva tem resgatado lembranças. Uma delas traz à discussão o cuidado de parentes e aliados em lidar com o nome da ex-mulher Marisa Letícia. O receio é atingir a atual primeira-dama, Janja da Silva.
Em alguns momentos da recente história de união entre Lula e Janja, os petistas procuraram evitar menções ao nome de Marisa Letícia, que morreu em fevereiro de 2017 depois de um acidente vascular cerebral (AVC).
Funcionários tentam poupar Janja
Um desses momentos foi no Diretório do PT em Brasília, segundo o site UOL. No local, há um estúdio que homenageia Marisa Letícia ao batizar o espaço com o nome da ex-primeira-dama. Quando Janja foi ao estúdio participar de uma gravação, uma funcionária retirou a placa que identifica o lugar, escondendo assim o nome da ex-mulher de Lula.
Um episódio sobre a memória de Marisa Letícia, no entanto, ganhou repercussão na imprensa e nas redes sociais. Em 10 de fevereiro de 2024, o perfil de Lula no Twitter/X reproduziu um texto que a Fundação Perseu Abramo, braço do PT, publicou para exaltar os 44 anos do partido.
Edição de mensagem revolta filho de Lula
O texto original, que estava no site da Fundação, dizia assim: “No começo era só um retalho de pano vermelho que a Marisa pegou e costurou uma estrela branca por cima”. Na publicação de Lula, contudo, a referência à Marisa foi retirada. O novo texto dizia: “No começo, era só um retalho de pano vermelho com uma estrela branca por cima”.
A manobra para poupar Janja pegou mal. Luís Cláudio Lula da Silva, filho de Lula e Marisa, foi à rede social criticar a ausência da mãe. Ele escreveu: “Infelizmente, tem acontecido umas coisas estranhas! A história da minha mãe ninguém apaga, não”.
A repercussão foi grande a ponto de assessores removerem a versão alterada no perfil de Lula e recolocarem a mensagem original que citava Marisa. Segundo o UOL, o pedido para excluir o nome de Marisa não partiu de Janja, mas de assessores e dirigentes com medo da atual mulher do presidente.
No governo, existe a percepção de uma rivalidade entre Janja e a memória de Marisa Letícia. Petistas dizem que a primeira-dama contribuiu para isso em uma entrevista ao Fantástico pouco antes de Lula tomar posse.
Entrevista na TV Globo expõe rivalidade
No programa da Rede Globo, Janja disse que os brasileiros não estavam acostumados a ver Lula com uma mulher ao lado dele. “Isso não acontecia antes. O público só olhava para ele. Hoje ele tem um complemento, uma soma, que sou eu.”
A fala de Janja revoltou algumas pessoas que conviveram com Marisa Letícia. É o caso, por exemplo, de Junéia Batista, ex-secretária de mulheres da Central Única dos Trabalhadores (CUT). “Lula só é quem é porque teve uma companheira o apoiando o tempo todo, segurando todos os pepinos enquanto ele estava na luta, na greve. Essa mulher chama-se Marisa Letícia”, disse.
+ Leia mais notícias de Política na Oeste
Leiamos comentário recente de Lacombe .
É reconfortante ver o quanto esse amontoado de gente petista se engalfinha por tudo, e por nada. Faz lembrar aquele ditado que diz que, “em casa que falta pão, todos brigam e ninguém tem razão”. No caso do PT troque-se “pão” por “apoio do povo” e funciona bem legal. O PT é lula e janja quer que o PT seja janja. Não me surpreenderia que a janja fosse lançada como candidata à presidência pelo lula em 2026. Seria muito engraçado ver o PT implodir com um troço desses.
Se a dona Marisa tinha mandado plantar canteiros de flores vermelhas, em formato de estrela, nos jardins do Palácio da Alvorada e da Granja do Torto, não espanta muito as janjices que a subMarisa faz.
Que se entendam da maneira que quiserem….ladrões e vagabundas de plantão!
CRIANÇA NÁO VERÁS NENHUM PAÍS COMO ESTE .. Olavo Bilac —– Os filhos do ditador mor do chiqueiro Brazyllis ao detonar de forma violenta a sra. Esbanja estão de olho nos milhões deixados pela dama falecida ao maridão já miliardário como os filhos? Confirmados os fatos fartamente denunciados na imprensa ainda não comprada via orçamento dos manés como surgiu tamanha fortuna? ganhou da Loto 167 vezes como aquele ex “anão do orçamento”? doações da Odebrecht e empreiteiros sequazes à Fundação Lulis? Se num átimo o tal Luizinho Claudius de zelador de zoológico ficou milionário eis o novo Bill Gates o genial mago das finanças … no caso a sra. Esbanja torra sem piedade afinal não será herdeira do felizardo marido ou será e os filhos não querem dividir o rico butim.
Briguem, se matem, por favor!
Quanto deslumbramento, tipo de notícia inútil.
Faço minhas as palavras do filho ladrãozinho do Luladrão…
M Letícia vem buscar essa turma
Esbanja assustando a petralhada ? Kkkkkkkk.Deve ser vontade de viajar com as mordomias…
Mesmo sendo de Direita, grandeza e nobreza incontestes, não posso deixar de observar as ofensas para com Marisa Letícia ao querer nivelá-la com essa canja da vida.
Dois pontos importantes neste artigo:
1 – Os petistas tem MEDO da Canja.
2 – A Canja com inveja da defunta.
Típico de pessoas mal resolvidas….