O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma nesta terça-feira, 31, o julgamento de três ações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e o general Walter Braga Netto, candidato a vice-presidente, por abuso de poder político nas comemorações do Bicentenário da Independência, durante as eleições do ano passado.
+ Leia as últimas notícias de Política no site da Revista Oeste.
O julgamento foi iniciado na semana passada e, nas duas sessões já realizadas, três ministros votaram. O placar está em 2 a 1 pela condenação de Bolsonaro, o que implica a suspensão dos direitos por oito anos.
Duas ações contra a coligação de Bolsonaro foram ajuizadas pelo PDT, partido que conseguiu em junho a inelegibilidade do ex-presidente no caso da reunião com embaixadores. A terceira ação é da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS).
De maneira geral, eles alegam que Bolsonaro usou a estrutura oficial de eventos no Rio de Janeiro e em Brasília pagos com dinheiro público para fazer campanha.
Quatro ministros do TSE devem votar nesta terça-feira nas ações contra Bolsonaro
O vice-subprocurador Paulo Gonet Branco, da Procuradoria-Geral Eleitoral, deu parecer favorável à condenação do ex-presidente e pediu a rejeição das ações em relação a Braga Netto.
+ TSE tem placar favorável para condenar Bolsonaro; multa pode chegar a R$ 425 mil
Os votos pela condenação de Bolsonaro são do ministro Benedito Gonçalves, relator das ações, e de Floriano de Azevedo Marques. Para ele, uma série de condutas mostra que o ex-presidente usou os atos para fazer campanha política.
O ministro Raul Araújo votou contra a condenação. Ele afirmou que os eventos foram autônomos e “facilmente distinguíveis” e que a legislação eleitoral não proíbe atos de campanha em locais públicos próximos a cerimônias oficiais.
Ainda faltam votar André Ramos Tavares, Nunes Marques, Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia.
O TSE é um órgão inútil. Além disso, afastou-se da verdadeira Justiça, enveredou para a manipulação de dados, e agora, usa a má-fé na interpretação dos fatos políticos.
Não resta aos seus ministrou, um pingo de vergonha na cara deslavada.
O voto do Ministro Benedito Gonçalves, amiguinho do Lula, não deveria valer. Ele sim, deveria ser julgado, por comportamento suspeito, mostrado e gravado pelas câmeras das TVs.
Cansei de ver Lula fazer o mesmo, inclusive falsificando aplausos em discurso na ONU. Gente, esses julgadores do TSE merecem cadeia pelos crimes que vêm cometendo, condenando inocentes, destruindo vidas, julgando sempre politicamente. Acho que Deus está de férias.
Até os marciamos sabem o resultado desse “julgamento”, os parceiros do PT e do L seguem o trabalho. Missão dada missão cumprida!!
Não roubar e não deixar roubar é antidemocrático?
Enquanto isso, Lula livre, leve e solto. É, realmente o Brasil não é para amadores. O sistema mostrou que se você quiser se levantar contra ele, ele vai te derrubar.
Tribunal do crime!!!
Um tribunal fajuto, assim como a maioria de seus membros. Um tribunal que tem entre seus membros uma figura cono Benedito não pode sair nada que preste.
Os bandidos julgando o mocinho kkkkk
Se o Luladrão, depois de condenado em várias instancias foi “descondenado” e pode voltar à cena do crime, porque Bolsomito não poderia fazer o mesmo ?? Só depende da população de nosso país ir em peso para as ruas (seja dia 15/11 ou em outra data, quando a corda no pescoço estiver mais apertada ainda) e exigir… #sódependedenós