O comandante da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen, disse que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) em que senadores da oposição tentam garantir orçamento igual ou superior a 2% do Produto Interno Bruto (PIB) para a defesa do Brasil é “absolutamente necessária”.
A declaração foi feita neste domingo, 3. Olsen afirma que só com a previsão orçamentária será possível reestruturar a Marinha com navios e submarinos para responder a “ameaças externas”.
“Investimentos em defesa são de longo prazo, e isso impõe uma necessidade de previsibilidade orçamentária”, disse o comandante da Marinha ao jornal Folha de S.Paulo. “É nesse sentido que a PEC é absolutamente necessária para que as Forças possam se planejar e executar isso.”
Comandante da Marinha diz que o Brasil possui ameaças
O almirante também disse que é um “pensamento equivocado” achar que o Brasil não possui ameaças.
“Vivemos por décadas com um pensamento equivocado de que o Brasil não possui ameaças”, disse Olsen. “O Brasil possui ameaças, tivemos uma em 2019, derramamento de óleo, e isso atenta contra os interesses da sociedade e precisa ser encarado como ameaça”.
A PEC do orçamento de defesa foi protocolada por Carlos Portinho (PL), senador pelo Rio de Janeiro e líder do principal partido de oposição ao governo Lula. A Marinha participou da articulação da PEC e tem feito movimentos para mostrar seu apoio à pauta, segundo o jornal.
+ Leia mais notícias sobre Política em Oeste
De acordo com a Força, as restrições orçamentárias dos últimos anos fazem com que, até 2028, cerca de 40% das embarcações da Marinha sejam descartadas sem a devida reposição.
“Desde a primeira reunião que eu tive com o presidente Lula, o assunto central foi investimentos nas Forças Armadas que lhe permitissem o reaparelhamento”, afirmou Olsen. “A Marinha está atenta sob esse aspecto, procurando assegurar o reaparelhamento dos meios e que possa responder à altura a essas provocações.”
Pois acho que o orçamento para a defesa é mais do que suficiente.
Temos forças armadas acovardadas e pior que cometeram perfídia contra os manifestantes de 8 de janeiro.
Assim precisamos pressionar o Congresso a não aumentar nem em 1 centavo os gastos com militares e ainda reduzir o pagamento excessivo com pensões.
Ameaça pra marinha é derramamento de óleo?
Pode aparelhar a vontade as FFAA com 1 trilhão de reais. Na primeira ameaça real esses melancias abaixarão as calças e tentarão negociar com diplomacia com o inimigo. O negócio desses caras é estrela na lapela, clube todo dia e preparação para uma boa e gorda aposentadoria. Temos uma junta comandando o país com um ladrão e onze rasgadores da constituição e nossos fardados nada fazem.
Hoje a grande ameaça ao Brasil e aos brasileiros são os petistas junto com o stf e o tse ! Estão fundando a república narco-comuno-jurídica que está nos tiranizando e irá destruir a nossa economia !
O Brasil possui ameaças sim.
Quando a maior delas aconteceu ( e depois se confirmou com a posse do PT ), vocês se mostraram inúteis.
Portanto seria apropriado vocês se recolherem na sua insignificância, colocarem seus pijamas e sentarem-se na frente da TV pra assistir novela da Globo,
Bando dê inúteis. Quando o país precisou dele se acorvadaram
Não há dinheiro que chegue para esses comunistas. Submarino… prá que? Para enfrentar que tipo de ameaças? Isso é desculpa para mais gastos de verbas desse raio desse submarino que está sendo construído há décadas. O orçamento já estourou há muito tempo. Sugiro aos congressistas que não liberem nada para esses inúteis. Não são de confiança.
Grana para comprar mais lagostas ? Uniformes novos para receber mais medalhas ? Como a marinha protegeu o litoral no evento dos derrames criminosos de oleo ? Os inimigos que o Brasil tem estao aqui dentro. E quando eles agiram a marinha nao fez nada
fazoL