A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados vai ter uma nova prioridade a partir de agora. Eleito presidente do colegiado nesta semana, Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou que vai trabalhar para combater a propagação da linguagem neutra nas escolas do país.
Nikolas Ferreira falou sobre o tema em entrevista à CNN Brasil. Além de agir contra a disseminação de pronomes neutros, o parlamentar avisou que deseja trabalhar em favor de duas disciplinas. Para ele, é importante colocar em pauta ações para inserir conteúdos sobre noções de Direito e educação financeira no sistema educacional público.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O deputado afirmou que a prioridade pelo fim do pronome neutro nas escolas é uma resposta às tentativas da esquerda de implantar essa nova linguagem. “Quem busca muitas das vezes esse tema é a própria esquerda”, disse. “É necessário que tenhamos uma defesa com a nossa cultura. Quem levanta essa pauta não sou eu.”
O deputado disse que as propostas viraram leis em Belo Horizonte e que certamente a Comissão vai tratar sobre esses assuntos.
Quem é Nikolas Ferreira, o novo presidente da Comissão de Educação da Câmara
Nikolas Ferreira nasceu em Belo Horizonte, na favela da Cabana do Pai Tomaz, em 1996. Filho de pastor, o mineiro revelou ter dificuldades em se firmar como cristão e conservador durante seu tempo na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), onde cursou Direito. O deputado diz ter discutido com professores e alunos sobre assuntos que iam contra os seus valores e princípios.
Em 2016, aos 20 anos, o deputado acampou durante três dias nas ruas, em favor do impeachment de Dilma Rousseff. Ainda sem nenhum cargo político, Nikolas Ferreira ficou famoso nas redes sociais por defender Jair Bolsonaro.
Ele se filiou ao PRTB e deu início à vida política em 2020. Elegeu-se vereador nas eleições municipais de Belo Horizonte com 29.388 votos — o segundo parlamentar mais votado na história da capital mineira.
Leia também: “Nikolas Ferreira é o novo presidente da Comissão de Educação”
Em 2022, Nikolas Ferreira se candidatou a deputado federal de Minas Gerais com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele foi eleito para o cargo como o mais votado na história do Estado mineiro.
Na política, o deputado conquistou diversos apoiadores nas redes sociais. Atualmente, tem 10 milhões de seguidores no Instagram. No Twitter, conta com uma audiência de 3 milhões de pessoas. No YouTube, Nikolas Ferreira tem um canal de quase 2 milhões de inscritos.
Recentemente o parlamentar foi nomeado presidente da Comissão de Educação da Câmara, numa votação que gerou muita revolta dos petistas.
Leia mais: “Gleisi culpa Lira por Nikolas Ferreira presidir Comissão de Educação”
Gabriel de Souza é estagiário da Revista Oeste em São Paulo. Sob a supervisão de Edilson Salgueiro
Totalmente errado! A prioridade deveria ter como objetivo fundamental como melhorar a Educação? Como distribuir melhor as verbas, como qualificar os professores, como avaliar os Programas do Governo na área de Educação e fiscalizar a execução (verdadeira?) das verbas de bilhões anunciadas pelo MEC/Governo. Por último, discutir baboseiras como linguagem ou banheiro de gênero. Isso não leva a lugar nenhum (e não traz votos).
Ações falam mais alto que palavras.