O ministro das Relações Exteriores, chanceler Mauro Vieira, confirmou presença na audiência pública interativa na Comissão de Relações Exteriores do Senado, marcada para acontecer na quinta-feira 14, às 10h.
A sessão foi marcada pelo presidente do colegiado, senador Renan Calheiros (MDB-AL), depois que membros da comissão protocolaram requerimentos de convocação contra Mauro Vieira.
Os senadores queriam questionar o chanceler sobre a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Etiópia, quando o petista comparou o conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas às ações de Hitler na Segunda Guerra Mundial, conhecido como Holocausto.
+ Leia mais sobre Política em Oeste
“É preciso parar de ser pequeno quando a gente tem de ser grande”, disse Lula na ocasião. “O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu, quando Hitler resolveu matar os judeus.”
Então, Renan convidou Mauro Vieira para debater a “crise com Israel”, para responder a indagações e dúvidas. A fala de Lula fez a oposição protocolar um pedido de impeachment na Câmara dos Deputados, com mais de 140 assinaturas.