Uma comissão da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos revelou na noite de quarta-feira 17 detalhes de 88 processos em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil, sob a responsabilidade do ministro Alexandre de Moraes.
Os documentos, que vão de agosto de 2021 a janeiro de 2024, mostram a batalha judicial que envolve a liberdade de expressão, incitação ao crime e disseminação de notícias falsas no Brasil. As informações são do jornal Antagonista.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A divulgação das informações ocorreu depois de uma ordem dos deputados norte-americanos para que o dono do Twitter/X, Elon Musk, entregasse as ordens judiciais recebidas pelo ministro Alexandre de Moraes, por meio do STF e do TSE, em meio à polêmica que envolve o bilionário e as Cortes brasileiras.
Também existem indícios de uma possível articulação entre Elon Musk, o presidente da comissão parlamentar note-americana, Jim Jordan, e políticos brasileiros, como Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
Leia também: “‘Alexandre de Moraes interferiu nas eleições no Brasil’, diz Elon Musk”
O relatório destaca censura imposta por Moraes à revista Crusoé, baseada em documentos oficiais do Ministério Público. Também é feito um alerta para os riscos à liberdade em um eventual segundo mandato do presidente Joe Biden.
Apesar das intenções por trás da divulgação, os documentos revelados são considerados mais relevantes do que as mensagens dos advogados de Elon Musk.
Leia também: “Equipe de Moraes mandou bloquear perfis 30 vezes e sem relatar qual crime teria sido cometido”
Sua excelência comeu algo que não lhe agradou? esta com uma aparência estranha — perguntou a comissão da câmara dos deputados dos EUA.
O Selvagem Nosferatú assentiu. — Eu comi e suguei o sangue da civilização brasileira.
A criminosa omissão e indiferença do Senado diante dos crimes e abusos do STF / TSE demonstradas pelos arquivos revelados pelo congresso americano, se causam a revolta e indignação na população de bem, imagina-se o que passa pela cabeça das pessoas presas injusta e ilegalmente por essa corte ilegítima. A demora do congresso por providências que cessem esses abusos custa tempo de vida e liberdade de pessoas inocentes, enquanto políticos interesseiros procrastinam vergonhosamente, vidas inocentes são sacrificadas.