O ex-ministro da Casa Civil Zé Dirceu disse que o Mensalão nunca existiu. A declaração foi proferida durante uma entrevista à rádio Band News, em que o petista comentou a mais recente troca de farpas entre Dilma Rousseff e Temer.
“Certas coisas não se pode apagar”, observou Dirceu. “Houve um golpe de Estado, porque ele era vice-presidente. A Dilma jamais violou a Constituição. Eu, por exemplo, fui condenado no chamado Mensalão, que nunca existiu.”
Segundo Dirceu, ele foi condenado “sem provas porque a literatura permitia”. “O outro magistrado disse que o ônus da prova cabia aos acusados”, afirmou. “E o outro me condenou pelo domínio de fato, mas aí o autor veio ao Brasil e disse que não cabia. Então, são condenações meramente políticas”.
O que foi o Mensalão
Trata-se de um escândalo que consistiu em repasses de fundos de empresas, que faziam doações ao Partido dos Trabalhadores (PT), para obter apoio de políticos. O esquema de corrupção começou em 2002 e só em 2005 foi descoberto, por meio de uma gravação secreta.
Nessa gravação, Maurício Marinho — na época chefe do departamento de Contratação dos Correios — foi flagrado recebendo propina de R$ 3 mil em nome do deputado federal Roberto Jefferson (PTB).
Depois de o vídeo ter sido divulgado, Marinho fez uma delação sobre os detalhes do Mensalão — que envolvia não apenas os Correios e o PTB, mas também o PT e o então PMDB. Após o flagrante, Jefferson também delatou todo o esquema de corrupção. Ele disse que Delúbio Soares, então tesoureiro do PT, destinava uma mesada de R$ 30 mil para congressistas apoiarem o governo Lula.
Além desses, Zé Dirceu — ministro da Casa Civil na época —, José Adalberto Vieira da Silva, Marcos Valério e Kátia Rabello também foram destaques do crime. Enquanto Dirceu foi acusado de chefiar a organização do esquema de propina, José Adalberto virou manchete nacional ao ser encontrado com milhares de dólares na cueca, em uma passagem pelo Aeroporto de Congonhas.
Já Marcos Valério foi indiciado por desviar dinheiro por meio de agências publicitárias e Kátia Rabello, por realizar lavagem de dinheiro e empréstimos ilegais.
Condenação de Dirceu
Em novembro de 2012, o Supremo Tribuna Federal condenou Zé Dirceu a 10 anos e 10 meses de reclusão por ter sido um dos articuladores do Mensalão. No mesmo processo, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares foi condenado a 8 anos e 11 meses, e o ex-deputado José Genoíno, a 6 anos e 11 meses.
Leia também: “De olho no Supremo”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 122 da Revista Oeste
Que pena que não s3miu em 1964..este li3o
Aprendeu com o Maluf, negar até sob tortura!!!
Este v3gab3ndo é o líder da quadrilha juntamente com F3rn3ndo h3nrique Seboso…aquele velho alma penada……bando de v3garistas c3mu3istas….t3nha quer ter f3zil3do…O L3la não passa de ladrão barato comandado por estes dois l3xos…
É ele que certamente define se lula será extinto ou não.
É ele que certamente define se adélio será extinto ou não.
Tudo é com o andar da carruagem, esta que será atropelada o quanto antes.
Esperar o que de um indivíduo que retornou ao país onde nasceu, apenas depois de uma plástica e nome falso?
Psicopata!
Mentiroso, mau caráter! Este cara deveria estar preso, eles acham que o povo brasileiro é retardado! Foi tudo uma alucinação, eles são sempre inocentes, tudo é golpe. Quero ver este partido enterrado!
Esquerdopata ou está mentindo,ou roubando ou fazendo as duas coisas ao mesmo tempo.🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
“Rapido, sai daí rápido, Zé… “Tenho medo de V. Excia… Confesso aqui em público. Tenho medo de V. Excia porque V. Excia provoca em mim os instintos mais primitivos.”
(Jefferson, Roberto, em Agosto de 2005 )
Em ano de eleição o Zé não iria advogar si.
“Ausência de evidência não é evidência de ausência”. Lógica elementar. O fato de terem obliterado todas as evidências não significa que obliteraram o crime.
Idiotas que se dizem brasileiros e não reconhecem um governo legitimamente eleito pelo povo, declarando na ocasião que perdeu as eleições mas o poder nunca!!!
Gente como Zé Dirceu é o símbolo da velhaquisse, e aí mandamos prá puta que o pariu!!!
Quebraram o país e agora querem voltar com as soluções ao poder.
Impossível !
O caso do Zé Dirceu não admitir que houve esse nefasto esquema de corrupção, chamado mensalão, é que PSICOPATA nunca admite que praticou crimes e nem tem qualquer sentimento com suas atrocidades cometidas. Este é o cerne da questão
Todo bandido se diz inocente.
Sem novidade no mundo do crime.
O partido comunista chinês, o PCC, também não admite ter cometido crimes contra a humanidade.
E o pior é que uma nação ignirante dividida sob fanatismo e ódio instigado pela quadrilha um dia liderada por este vagabundo criminoso condenado e solto ainda promove a suja guerra revolucionária que este ladrão propagou publicamente e nenhum dos pôdres poderes ousou reagir e assim o Brasil ruma ao lixo do qual só escaparemos por milagre … mas oremos a Zeus e por via das dúvidas aos Exus.
Apareceu o Rasputin. Do jeito que a coisa anda ainda vamos ter que pedir desculpas para os desmandos do PT. O também condenado dando palpite nos destinos do País. Aguarde Zé
Imaginem essa corja de volta ao governo.
É desolador ver a mídia televisiva, ainda dar espaço para esses rebotalhos políticos… Um horror sem fim…
Tudo pra essa raça esquerdopatóide é “gópi” se não for a vontade deles.
Todo lixo da política e da justiça está emergindo.a única coisa boa nesta história é que os que estava escondidos sobre o manto da bondade também apareceram ,o que não é o caso do José Dirceu, julgado e condenado.Este é um lixo de conhecimento de todos que tenha um mínimo de neurônios atuante.
Está raça tem que f3z3lar……faa vem aí Dirceu e curriola…..
O Mensalão, o Petrolão e o Covidão não existiram. Também não existiram o Descobrimento de Brasil e a proclamação do Grito da Independência em 7 de setembro.
Esse cara é uma verdadeira maldição para este país.
Que pena que este inútil ladrão não ficou aqui no Brasil em 1964…..seria menos um vagabundo
Não surpreende a desfaçatez de Zé Dirceu. É assim desde quando presidiu a UNE, depois foi para treinamento em Cuba, participou de todos os assaltos cometidos pelo PT. Desonra a política, as instituições e até mesmo a justiça, que o mantém solto. A política brasileira jamais conseguirá produzir coisa pior que José Dirceu e seus seguidores.
Um dos erros da época foi não ter matado esse vagabundo
Todo mundo do PT é honestíssimo e jamais aceitaram ou pagaram propina!
E tem retardado que acredita no vulgo “Daniel”. Aqui mesmo tem um oreia desses kkkkkkkkkk
Este sujeito tem que ser abatido rapido. Vagabundo comunista. FDP.