A oposição se mobiliza no Congresso para apresentar um pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes, membro do Supremo Tribunal Federal (STF). A ação é decorrente de revelações do jornal Folha de S.Paulo.
Segundo a publicação, o ministro usou ilegalmente o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a produção de relatórios contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro. Moraes alega que o TSE tem “poder de polícia” e que tais relatórios foram “oficiais e regulares”.
Movimentações para o pedido de impeachment de Alexandre de Moraes
De acordo com a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), os parlamentares marcaram uma coletiva de imprensa para esta quarta-feira, 14, às 16h, no Congresso, para informar mais detalhes sobre o pedido, também capitaneado pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE).
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Damares sugeriu, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, que o magistrado renuncie “pelo bem da democracia”. Ela revelou que “mais de uma dezena” de senadores já manifestou interesse em assinar o pedido. O grupo vai coletar as assinaturas até 7 de setembro.
Eduardo Girão adiantou à Gazeta do Povo que já prepara, junto com parlamentares e juristas, um “superpedido de impeachment“. Ele explicou ao Estado de S. Paulo que essa solicitação já estava em fase de planejamento, como parte de uma campanha nacional que será lançada no mesmo dia da coletiva, às 15 horas, em frente à presidência do Senado.
+ Moraes escolhia alvos: ‘Ele quer pegar o Eduardo Bolsonaro’, disse auxiliar do ministro
Girão afirmou que as recentes informações divulgadas pela imprensa dão mais “robustez” ao pedido. “As equipes estão estudando até agora, mas só vamos protocolar no dia 9”, declarou o senador ao Estadão.
Para Girão, esse é um dever dos parlamentares depois de “tantas violações a direitos humanos”, uma vez que apenas o Senado pode iniciar um processo de impeachment contra ministros da Suprema Corte.
“Acredito que chegou a hora de o Senado se levantar em defesa da verdadeira democracia”, ressaltou.
Reações de outros parlamentares
Diversos parlamentares da oposição se manifestaram após a revelação do caso. O senador Cleitinho (Republicanos-MG) disse: “Urgente! Sobre o Ministro Alexandre de Moraes: não vou prevaricar e espero que os outros senadores façam o mesmo”, referindo-se ao possível pedido de impeachment.
O deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) classificou o caso como “gravíssimo” e afirmou que revelaria “um esquema de perseguição” de Moraes contra aliados de Bolsonaro.
“Vamos cobrar para o Senado cumprir seu papel constitucional”, afirmou o parlamentar. “O Brasil não merece um ministro da mais Alta Corte de Justiça agindo assim…”.
Declaração de Deltan Dallagnol e defesa de Paulo Teixeira
O ex-deputado Deltan Dallagnol (Novo) declarou que as mensagens “comprovam suspeitas que existiam desde 2019” sobre a atuação de Moraes e defendeu o impeachment do ministro. Dallagnol disse que Moraes “usurpou a função pública do procurador-geral da República”.
Em contrapartida, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira (PT), afirmou que a reportagem da Folha é “sensacionalista e não corresponde à verdade”. Para Teixeira, a matéria serve apenas para “alimentar o movimento de tentar desacreditar o STF para incidir no julgamento do inelegível”.
Leia também: “Moraes é investigador, acusador e julgador, diz articulista da Folha“
Desacreditar o STF? mais do que está desacreditado? Eu não entendo como os demais senadores não podem tomar uma medida contra o Pacheco por não dar andamento nos processos de impeachament que estão no fundo da gaveta desse traidor da patria
De nossa parte podemos pressionar os senadores e deputados dos nossos estados para votar a favor deste impeachment .
Coletiva de imprensa sem a Globe, sem a Culture……
Os PTralhas estão tentando tapar o sol com uma peneira.
Para Moraes:
Minha é a vingança e a recompensa, ao tempo em que resvalar o seu pé; porque o dia da sua ruína está próximo, e as coisas que lhes hão de suceder se apressam a chegar.
Deuteronômio 32.35
TODO MUNDO SO TEVE A CONFIRMAÇÃO DO QUE JA SE SABIA. INFELIZMENTE, O PACHECUZAO NAO FARÁ NADA, JA QUE NAO ESTÁ NEM AI PRA DEFENDER A JUSTIÇA. É APENAS UM LAMBE BOTAS DESSE SAFADO. NA HORA QUE ESSE DEMONIO CAIR, TEREMOS JUSTIÇA. SO NAO PODEMOS ALIMENTAR MUITO A NOSSA ESPERANÇA, JA QUE QUEM ESTÁ TENTANDO VOLTAR É O BATORÉ, OUTRO IGUAL AO PACHECUZAO.
Ele é o cabeça de tudo, o lula é um testa de ferro. Se ele cair, o Brasil toma jeito.
É agora ou nunca para tirar esse psicopata do tribunal mas precisa expor o Pacheco covarde é comprado e tirar ele tbm
O grande problema é que ainda que esse ser sofra o impeachment, continua recebendo o salario de ministro e o lula vai indicar outro ministro. Nao tem pra onde correr, ou colocamos carreira para chegar ao STF ou estamos perdidos.
O Problema não é só o Alexandre, mas todo o STF. Se não erraram por fazer parte do processo erraram por omissão.
CADA representante ELEITO dos Estados TEM de convicar às ruas no dia 7 de setembro CPMI Lava TOGA já. pauta unica!
vamos cercar a PAPUDA e exigir a liberação imediata dos presos politicos de 8 jameiro
DELAÇÃO PREMIADA XANDÃO!!!!
Entrega a elite oligarquica empresarial financeira que segurou sua PATA canalha. SÓ POVO NAS RUAS dia 7 de Setembro para prender TODOS… senão vão Abafar, pois o XANDAO vai ameaçar… é da indole dele e aprendeu dando expediente ao PCC
Os que os sanadores e deputados federais deveriam se preocupar é com os presos de 8 de janeiro. que estão pagando sem culpa e por terem se mostrados verdadeiros patriotgas.
Se cortar a causa, cessam os efeitos. Cortem a causa e todos os atos que ele praticou serão anulados.
Ainda não foi liberada a fita de Roma, pelo vagabundo do Toffili, Por quê? mais uma safadeza desse careca imundo!
Nada vai acontecer. Há muito dinheiro envolvido para manter todos em seus lugares. Venezuela está mostrando que população desarmada é refem de governos.
Até que enfim o castelo de areia da esquerda começou a ruir……, vai sair muito rato desses escombros, nada desse discurso moralista do governo e do judiciário se sustenta.
Vamos torcer que o Senado cumpra com sua OBRIGAÇÃO e inicie o processo de impeachment, com a máxima urgência e celeridade. Só que não basta o afastamento do ministro. TODAS AS SUAS DECISÕES, incluindo a inelegibilidade do Presidente Bolsonaro, A CONDENAÇÃO DOS PATRIOTAS DE 8 DE JANEIRO, A PRISÃO DE DANIEL SILVEIRA, ETC., PRECISAM SER SUMARIAMENTE ANULADOS.
Está passando da hora que este ministro seja cassado. Basta de barbaridades e de injustiças que este homem cometeu!
Não elegemos senadores e deputados e sim pessoas inerentes a constituição, poucos cumprem no Brasil o dever e os valores da política, são gananciosos por poder, enriquecer, esquecem o motivo do cargo, país de ideologia corrupta, arrastão o país para o buraco crônico da corrupção!
O nível de urgência do impeachment desse ministro é descomunal, cada minuto que esse criminoso permanece no STF é retirado da vida das pessoas que ele prendeu ilegalmente, a omissão e prevaricação de Rodrigo Pacheco já ultrapassou todos os limites, a sociedade não suporta mais o crime ditando as regras no país.
Bom dia. Na verdade, essa suposta “mobilização” é apenas “para inglês ver”. A maioria de Vossas Excelências têm o rabinho preso na justiça e estão sempre passando pano no STF, pois temem que seus processos engavetados sejam retirados das gavetas, caso molestem os digníssimos e poderosos magistrados. É isso, o Juiz de todas as causas vai continuar denunciando, investigando e sentenciando. Não se iludam.
Toda república deveria cair , eleição fraudada , apoiadores e familiares do Bolsonaro perseguidos cumplicidade da imprensa e judiciário nomeação de juízes cupinchas dino, zanin, e outros nada é legítimo nesse desgoverno , para tudo e começa de novo.