Brendan Carr, conselheiro da Comissão Federal de Comunicação dos Estados Unidos, chamou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de “autoritário” e afirmou que ele tentar dar um golpe mais amplo contra a liberdade de expressão.
Carr escreveu uma avaliação sobre a decisão de Moraes na última sexta-feira, 30, quando o ministro mandou suspender o Twitter/X em todo o Brasil.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“O texto de sua decisão de 51 páginas é muito mais preocupante e abrangente do que as manchetes sugerem”, escreveu Carr. “As próprias palavras de Alexandre de Moraes deixam claro que ele está tentando dar um golpe mais amplo contra a liberdade de expressão e a favor de controles autoritários.”
Conselheiro dos EUA cita a Constituição brasileira
O conselheiro disse que Moraes nem tenta esconder sua opinião, claramente contrária às ideias conservadoras, na decisão. “Ele vai direto ao ponto e aponta o Brexit e a eleição do presidente Trump em 2016 como exemplos, em sua narrativa, dos tipos de resultados ‘populistas’ extremos que ele está tentando evitar ao impor um novo regime de censura no Brasil antes das eleições do país no final deste ano”, escreveu Carr.
Em seguida, ele lembra que “esse tipo de censura de natureza política e ideológica é expressamente proibido pela própria Constituição brasileira”.
“Em outras palavras, Alexandre Moraes está argumentando que a liberdade de expressão é uma ameaça à democracia — uma posição que é orwelliana quanto perigosa”, escreveu o conselho da Comissão Federal de Comunicação dos Estados Unidos, órgão semelhante à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no Brasil.
O conselheiro segue: “Para enfeitar sua decisão, Moraes usa o manual requentado de rotular discursos políticos que vão contra sua própria ortodoxia como ‘desinformação’ e ‘desinformação’. Mas autoritários como Moraes não estão preocupados que as pessoas sejam enganadas pelas mensagens políticas que escolhem ler. Ele está preocupado que essas mensagens sejam eficazes.”
Decisão de Moraes pode afetar relação entre Brasil e EUA
A fala sugere um descontentamento com decisões recentes do ministro Alexandre Moraes contra o Twitter/X. O impacto dessa crítica sobre as relações entre o Brasil e órgãos estrangeiros ainda está sendo avaliado, enquanto a comunidade internacional observa de perto os desdobramentos.
As declarações do conselheiro podem afetar as relações diplomáticas entre o Brasil e os Estados Unidos, além de influenciar o posicionamento de outros países em relação ao governo brasileiro.
As leis do Brasil não são as mesmas dos EUA. Cumpra-se aqui o que couber cumprir.
Além do mais, as besteiras que o EM faz aqui ele não tem coragem de fazer lá, porque sabe que será punido.
Mas ele acredita no caos e se alimenta disso, deixando as migalhas para o seus seguidores – mero gado.
É o processo de progresso rumo ao sistema comunista, e o povo brasileiro parece não se importar.
Não existe comunismo, isso é uma ideia incompleta. Existe ditadura e ditadores.
Certamente, nossa liberdade de expressão seria muito mais comprometida se o golpe idealizado em 2022 tivesse seguido em frente. Sorte nossa que o líder era um banana e abandonou seus seguidores.
“Não existe comunismo…” Claro, Cuba é um exemplo de Capitalismo. Putz, cada um que me aparece.
COMENTÁRIO CENSURADO PELO UOL.
Fabíola, Uol e Ombudsman Alexandra, isso aqui é liberdade de expressão. “eri antonio babbini” “L A M A Ç A L!!!! ficou rico da noite para o dia , com 40 “empresas” de fachada… Se juntou com pastor para G O L P E S por email, para R O U B A R dados bancários das pessoas, tem contatos C A B U L O S O S com o P C C …. Conclusão : Mais um L A R A N J A ( T E S T A de ferro ) do C R I M E organizado e bolsonarista R A I Z… não falha um… Queiroz mandou lembranças” Então, isso aqui também deve ser. ” LULA EM CAMPANHA: Ele não mudou! A mentira continua a ser a sua arma predileta” “Em comício em Juazeiro (BA), afirmou que Temer quer privatizar porque não sabe governar ” Lula é o pai do Mensalão, do Petrolão e dos ROMBOS nas contas Públicas, que só em JULHO/24 chega a 21,3 BILHÕES DE REAIS. Fábio, filho do Lula fechou Contrato em Cuba com Cláusula de CONFIDENCIALIDADE e na mesma data o Lula estava em Cuba. SALVEI!
Lourival Andrade Nascimento
Vocês já perderam a PRIMEIRA CHANCE.
Lourival Andrade Nascimento
A SEGUNDA… Isso na remota possibilidade de serem honestos, coisa que duvido.
A TERCEIRA é que mostrarei à concorrência e redes sociais o que vocês APROVAM, por estarem agachados para a ultra extrema esquerda cleptocrata do Lula.