O secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, deve assumir a presidência da entidade no primeiro dia fevereiro. Ele encabeça a única chapa inscrita para disputar as eleições internas. Um dia antes, na segunda-feira 31, os 81 conselheiros federais devem ratificar o nome do advogado em uma reunião no plenário da OAB Nacional, em Brasília.
“O momento é de união e diálogo. Queremos construir pautas capazes de unir a advocacia. A OAB tem que dialogar com todas as instituições, com todos os poderes”, afirmou Simonetti.
“Minha proposta é uma gestão independente, inclusiva e participativa”, acrescentou Simonetti, segundo o jornal O Estado de S. Paulo, neste domingo, 30. “Nossa principal missão será olhar para o dia a dia do advogado, que exerce uma profissão essencial ao estado de direito e ao devido processo legal.”
Biografia
Natural de Manaus, Simonetti é advogado criminalista e pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Foi eleito cinco vezes conselheiro federal da OAB pelo Estado e, ao longo dos mandatos, passou pelos cargos de diretor-geral da Escola Nacional da Advocacia, corregedor-geral adjunto, ouvidor-geral do sistema OAB e o atual, de secretário-geral do Conselho Federal.
Uma de suas principais atuações foi pela aprovação do projeto que deu origem à Lei de Abuso de Autoridade. O advogado tem ascendência no Direito: seu pai, Alberto Simonetti Cabral Filho, foi quatro vezes presidente da seccional da OAB no Amazonas e seu irmão, Alberto Simonetti Cabral Neto, foi conselheiro federal e também presidiu a seccional amazonense.
Beto Simonetti vai substituir Felipe Santa Cruz que entrou em atritos com o governo federal, e agora tem planos para se lançar candidato a governador do Rio de Janeiro.
Relacionadas
Com informações do Estadão Conteúdo
Esperamos AGORA que a OAB exerça o seu papel profissional e não POLITICO.
Eleições de chapa única? Único candidato? Cadê o resto? Isso daí está parecendo as famosas democracias fantasiosas da América Latina. Minha nossa… está ficando pior e explícito na cara dura. Vai mudar nada, se mudar vai ser para pior nos próximos anos…
Espero e torço para que consiga reverter a imagem da OAB principalmente no cenário político e faça frente aos desmandos e atos inconstitucionais do nosso famigerado STF. A tarefa é árdua mais se tiver caráter e integridade, é possível!
Pois é o cara se mostrou ser mais um destes militantes ridículos!! coitado do Rio mais uma carniça, espero que tenha um bom candidato lá uma saída como vamos ter aqui se Deus quiser com o Tarcisio.
DEVE SER NO MÍNIMO APOLÍTICO, ALGO QUE NÃO VISLUMBRO DADO AO ANTECEDENTE. LAMENTÁVEL.
Deve ser mais um de esquerda para seguir sendo capacho dos Partidos de oposição ao Governo atual e seguramente irá fazer o mesmo que o seu antecessor, nada, irá buscar somente criar obstáculos e dificuldades para esse governo que eles odeiam.
Esse Santa Cruz tem boas chances de ser eleito, afinal o Rio de Janeiro elege cada figura pra governar o estado.
kkkkkk essa instituição é canalha!!
Judiciário no Brasil é MEDIEVAL!
O unico poder que não recebeu nenhuma reforma….
É UM JUDICIÁRIO COM VERVE E CACOETE MONÁRQUICO!
NOSSO JUDICIÁRIO Vive na época das capitanias hereditárias, é cartorial, com mente colonialista e cheio de corruptos.
REFORMA DO JUDICIÁRIO JÁ!!
Se a OAB continuar envergonhando a classe dos advogados, ignorando membros estúpidos como Mariz de Oliveira (“O crime já aconteceu, o que adianta punir”?) e fazendo ouvidos moucos as barbaridades que estão acontecendo no STF, STJ, TCE, CNJ etc., restará comprovado que a entidade continuará sendo a “lesma lerda” que foi durante a gestão atual.
Em condições normais ninguém teria que saber sequer nome de nenhum destes fdp’s de ordens de advogados e ministros de stf e stj. Essa gente entraria no seu cargo, abaixaria a cabeça e trabalharia 12 horas por dia pra valorizar o seu pagamento vindo do pagador de impostos ao final do mês. Mas, estamos no Brasil, o país onde uma organização criminosa travestida de partidos políticos (pt, psdb, pdt, rede, psol, pcdob, pmdb, novo, pco, etc) tomaram/aparelharam todas as instituições e corroem tudo desde dentro. E eles querem voltar hein! A limpeza já começou, mas vão muitos e muitos anos ainda para melhorar.
A pergunta é: joga no time do Santa Cruz?
Vetdade!
Impossível o futuro presidente ser tão medíocre quanto o comuna e ativista que usou a OAB em causa própria.
Esperamos que a dita ordem tenha mais bom senso e menos politicagem.
E a classe aceita como cordeiros mais um lobo no seu quintal. O santa cruz vaza pois aqui no RIO vc n vai se criar pois ja tem muito vagabundo e ladrão eleito.
Está tudo “dominado” nesta OAB. Lamentável. Mas, o que esperar desta classe???
A chance deste comunista ser eleito é abaixo de ZERO.Cariocas e fluminenses estão cansados de ladrões governando o Estado do Rio de Janeiro.
Putis…sai uma vergonha e entra outra? Que triste fase para nós advogados.
Não é possível!!! Será q o carioca vai continuar a votar em petista?
Esse Santa Cruz não pode ser eleito gov do Rio!
no RJ esse senhor de triste memória perderia até para a rinoceronte Cacareco se ela fosse candidata ao Governo RJ. Relembrando: Cacareco foi uma rinoceronte fêmea do Zoológico do Rio de Janeiro emprestada ao Zoológico de São Paulo que nas eleições municipais de Outubro de 1959 da cidade de São Paulo recebeu cerca de 100 mil votos para vereador. À época, a eleição era realizada com cédulas de papel e os eleitores escreviam o nome de seu candidato de preferência.
espero que não seja mais um simples pelego do PCB (Partido Contra o Brasil) que trabalha pelo Lula Livre e chute para fora da OAB os advogados do grupo prerrogativas.
É o candidato do Santa Cruz !
Filhinho de peixe………