Em semana final para as convenções partidárias, parlamentares dedicaram sua agenda a apoiar candidatos de suas bases
A semana de pautas do Congresso, que já costuma ser mais curta em Brasília, será ainda mais reduzida nos próximos dias. As convenções partidárias para as eleições municipais esvaziaram a pauta da capital federal.
De acordo com o calendário eleitoral, os partidos têm até quarta-feira, 16, para definir seus candidatos a prefeito e vereador. Com isso, parlamentares vão dedicar sua agenda às bases eleitorais.
Leia mais: “STF define que cota racial vale nas eleições de 2020”
Na Câmara, por exemplo, o presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) convocou sessão apenas para quinta-feira, 17 — um dia depois do prazo para as convenções partidárias. No Senado, até a publicação desta matéria, ainda não havia pauta para votações.
Neste ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou que as convenções fossem realizadas de forma remota. Contudo, a regra não foi adotada na maioria das cidades. No último fim de semana, aglomerações para a realização dos eventos foram registradas em diversas regiões do país.
Na última sexta-feira, 11, a Polícia Militar (PM) foi acionada para dispersar uma multidão que participava da convenção partidária do PP em Martinópole, no interior do Ceará. O evento, que ocorria em local privado, atraiu centenas de pessoas. No entanto, a PM nada pôde fazer diante do número elevado de participantes, segundo informou por meio de nota.