Os Correios iniciaram nesta semana o primeiro transporte por cabotagem, que é a navegação entre portos de um mesmo país. A iniciativa faz parte de um projeto piloto e teve início com o embarque de 430 toneladas de material para o Programa Nacional do Livro Didático, do Ministério da Educação.
Pelas redes sociais, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, comemorou a iniciativa. “Olha que legal. Os Correios realizaram sua primeira operação por cabotagem no Brasil. Incentivamos muito isso. […] Que venha o BR do Mar”, tuitou.
Leia mais: “Guedes entrega a Lira projeto que eleva isenção do IR para R$ 2,5 mil”
O ministro fez referência ao BR do Mar, um projeto que tramita no Congresso e que visa retirar amarras para incentivar o modal marítimo. Parte do material desta primeira viagem já desembarcou em Salvador e, o restante, segue pela costa, para distribuição nos portos de Suape (PE), Mucuripe (CE) e Manaus (AM).
Segundo os Correios, o modal marítimo trará mais segurança para a carga, com diminuição dos índices de avarias e roubos, além de ganhos de eficiência energética, ambiental e geoeconômica.
Olha que legal. O @CorreiosBR realizou sua 1ª operação por cabotagem no 🇧🇷. Incentivamos muito isso. 430 ton. de material do Programa Nacional do Livro Didático do @MEC_Comunicacao sendo distribuído por Salvador/BA, Suape/PE, Mucuripe/CE e Manaus/AM por 🚢. Que venha o #BRdoMar pic.twitter.com/YT9H82h6f4
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) June 25, 2021
Excelente iniciativa!
Eu sou JB, mas não sei porquê estou achando que isso não vai dar certo e seria sabotagem.