O deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA), favorito para assumir o Ministério do Turismo, participou de uma festa de aniversário de dois petistas: Jilmar Tatto (PT-SP) e Odair Cunha (PT-MG). A informação foi publicada pelo jornal Folha de S.Paulo.
No evento, realizado na noite de terça-feira 20, em Brasília, estavam políticos de diferentes matizes. Do ex-ministro José Dirceu ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, chegou ao bar no fim da noite, após passar por outra reunião da capital. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o ex-ministro Fernando Pimentel também participaram.
Sabino no Turismo
A titular do Ministério do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil-RJ), não participou da confraternização.
A especulação sobre a eventual saída de Daniela no cargo se intensificou nas últimas semanas. Isso porque ela se envolveu ao lado do marido e prefeito de Belford Roxo (RF), Waguinho Carneiro, numa disputa com o União Brasil.
Insatisfeito com os rumos da legenda no diretório fluminense, Waguinho deixou o União Brasil e se filiou ao Republicanos. Eleita deputada federal em 2022 pelo União Brasil, Daniela também se indispôs com o partido. Em abril, ela pediu desfiliação ao Tribunal Superior Eleitoral — tentativa para não perder o mandato de parlamentar por infidelidade partidária.
Com o casal Carneiro fora do partido, a direção do União Brasil tem cobrado a saída dela da Esplanada dos Ministérios. A legenda, aliás, já tinha até um nome para indicar: o deputado federal Celso Sabino, do Pará. A bancada da sigla na Câmara dos Deputado chegou a lançar um abaixo-assinado em favor de Sabino.