A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem foi instalada, nesta quinta-feira, 13, no Senado. Por acordo e aclamação, os parlamentares elegeram o senador Omar Aziz (PSD-AM) como presidente do colegiado e o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) como vice-presidente.
Devido à falta de consenso sobre o nome do relator, essa escolha foi adiada para terça-feira 19. Inicialmente o nome do senador Renan Calheiros (MDB-AL), autor do requerimento da CPI, era cogitado para ocupar o posto.
Contudo, agora, o senador Dr. Hiran (PP-RR) pode ser o relator. Conforme apurou Oeste, já aconteceram conversas com ele nesse sentido. Durante a sessão de abertura do colegiado, o senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL) criticou a possibilidade de Renan relatar a CPI.
Conforme Cunha, Renan na relatoria seria confundir a figura de investigado com investigador, uma vez que o senador foi presidente da empresa Salgema entre 1993 e 1994. Em 1996, a empresa passou a se chamar Trikem e, em 2002, se tornou a Braskem.
Apesar de o presidente decidir a pauta das sessões, é o relator quem define a linha de investigação. Desse modo, o postulante da CPI da Braskem acumulará um poder maior nas mãos.
Aziz não especificou quais aspectos vai levar em consideração na escolha do relator da CPI da Braskem, mas a ideia é que seja uma pessoa que não esteja ligada com Alagoas para não incentivar as disputas locais.
Apesar de não ser do Estado, Hiran é do partido do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), rival de Renan em Alagoas.
O colegiado pretende investigar a Braskem, que foi a responsável pela extração de sal-gema que ameaça desabar em Maceió, capital de Alagoas. A comissão pode tornar alvo o prefeito da cidade, João Henrique Caldas (PL), que pretende tentar a reeleição no próximo ano.
Leia também: ‘CPI da Braskem também vai ser a CPI da Petrobras e da Odebrecht’, diz senador alagoano
Vai acabar tudo em pizza, das mais caras para nosso bolso. Aguardem
O show dos cafajestes vai começar. Vai tudo pra baixo do tapete e de quebra uma campanha para prefeituras.
O engraçado que nessas CPIS presidente relatores sempre é os Mesmos por que Em, Será que é só pra fazer o povo de Besta e Ficar gastando o dinheiro do Contribuinte e depois Acabar em PIZZA , e esse Cajurú Deus nos LIVRE.
Uma CPI que tem como presidente e vice esse tipo gente, simplesmente não vai investigar nada. Mais dinheiro público jogado na lata do lixo.