A Prefeitura de Cuiabá, capital do Mato Grosso, também terá segundo turno, conforme apuração do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Abílio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT) encaram a disputa final, no segundo turno, em 27 de outubro.
Abílio Brunini ficou com 39,60% no resultado final pela Prefeitura de Cuiabá — 126.789 votos. Seu principal oponente, Lúdio Cabral, alcançou o apoio de 90.684 eleitores, o equivalente a 28,32%.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O candidato Eduardo Botelho (União Brasil) não entrou na disputa, mas teve o apoio de 27,77% dos cuiabanenses. Domingos Kennedy (MDB) também se despede das eleições, alcançando 4,31% dos votos.
Perfil dos candidatos ao segundo turno em Cuiabá
Abilio Jacques Brunini Moumer, conhecido como Abilio Brunini, tem 40 anos. Nascido em Cuiabá, é formado em Arquitetura. Atualmente, exerce o cargo de deputado federal por Mato Grosso, depois de uma trajetória marcada por disputas eleitorais expressivas.
Sua carreira política começou com sua eleição como vereador de Cuiabá em 2016, pelo PSC. Em 2020, ele concorreu à prefeitura da capital pelo Podemos, obtendo a primeira colocação no 1º turno com 90.631 votos. No entanto, foi derrotado no 2º turno por Emanuel Pinheiro (MDB), que garantiu a reeleição com 51,17% dos votos válidos.
Nas eleições de 2022, Abilio Brunini se consolidou como uma das principais forças políticas do Estado. Ele foi o segundo candidato mais votado para deputado federal em Mato Grosso, conquistando 87.072 votos, representando 5,03% dos votos válidos. Em sua cidade natal, Cuiabá, foi o mais votado, o que reforça sua popularidade local e sua crescente influência no cenário estadual.
Lúdio Frank Mendes Cabral, tem 53 anos, é formado em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com residência em Medicina Preventiva e Social pela Universidade de São Paulo (USP).
Iniciou sua militância ainda como estudante na UFMT, participando do movimento estudantil, e posteriormente, ocupou a posição de diretor do Sindicato dos Médicos (Sindimed). Elegeu-se vereador de Cuiabá em 2004, sendo reeleito em 2008, exercendo o cargo até 2012.
Em 2012, lançou-se candidato à Prefeitura de Cuiabá, mas foi derrotado por Mauro Mendes. Dois anos depois, concorreu ao Governo de Mato Grosso, mas perdeu a disputa para Pedro Taques.
Lúdio foi eleito deputado estadual em 2018 e, nas eleições de 2022, foi reeleito com 47.533 votos, sendo o candidato mais votado em Cuiabá.