Neste sábado, 1°, o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) virou presidente do Congresso Nacional depois de obter 73 votos.
Disputaram com o parlamentar os congressistas Eduardo Girão (Novo-CE), Soraya Thronicke (Podemos-MS), Marcos Pontes (PL-SP) e Marcos do Val (Podemos-ES).
Alcolumbre prometeu instalar, já na terça-feira 4, as comissões da Casa. O PSD, que tem a maior bancada com 15 senadores, deve ficar com a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Casa. Espera-se que o presidente da CCJ seja o senador Otto Alencar (PSD-BA). Ele é aliado do presidente Lula e ocupou o cargo de líder do governo no Senado durante licença médica do líder Jaques Wagner (PT-BA).
As articulações pela eleição de Alcolumbre ganharam mais força no ano passado, tornando-o favorito tanto para a esquerda como para a direita. Para ter ideia, em 2024, o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, também fechou com Alcolumbre.
Comissões que Davi Alcolumbre deve dar à oposição
Com 14 senadores, o PL deve ficar com a presidência da Comissão de Infraestrutura e também da de Segurança Pública.
Marcos Rogério (PL-RO) presidirá a pasta da Infraestrutura, enquanto Flavio Bolsonaro (PL-RJ) será o presidente da de Segurança.
O ex-presidente Jair Bolsonaro entrou nas negociações para o partido fazer parte da chapa de Alcolumbre.
Em troca, negociou plenos poderes para a atuação do PL nas comissões que preside. Isso inclui não engavetar requerimentos de informação ao governo e convite ou convocação de ministros.
Leia também: “Pragmatismo excessivo”, artigo publicado na Edição 254 da Revista Oeste
Há um equívoco chamar isso de eleição. Houve um congraçamento entre amigos. Simples assim.
Sai o Boneco de Olinda e entra o Batoré !! Renovação total !!
Lamentável, os políticos esquecem o que esse cidadão fez, mas o povo não!
Nada muda no Brasil.
É tufo a lesma lerda.
A volta do batoré de merda, esse senado é uma merda mesmo, jogo de cena….uns pilantras ..
Isso mostra o quão sem vergonha sao os politicos brasileiros.por uma boquinha maior,se vendem não dando a minima para os eleitores que confiaram neles.Flavio Bolsonaro e um desastre centrista e leva o pai sempre para o mal caminho.a direita tem que se libertar do cla Bolsonaro,se não ficara sempre na promessa de mudanças.
Porque só esses merdas lá de cima presidem as casas, que merda de senadores são esses da parte de baixo do Brasil que sustenta a cambada lá de cima.
Nao tem jeito. Continua a quadrilha.