O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta terça-feira, 21, anular todas as condenações do empreiteiro Marcelo Odebrecht no âmbito da Operação Lava Jato.
Em sua coluna no jornal O Estado de S. Paulo, o jornalista Francisco Leali avalia que o STF “anulou tudo, menos a delação feita pelo ‘príncipe’ do que já foi o maior grupo empresarial da construção civil do país.”
Para Leali, da pena do ministro sai uma decisão que leva a um paradoxo. Na delação premiada, Odebrecht confessou crimes e apontou culpados de diversas siglas partidárias.
“O acordo da delação ainda estaria de pé, mas as condenações que decorreram disso e foram impostas ao empresário caíram”, diz o jornalista. “Temos crime, mas as confissões não valem para impor punição.”
Na prática, segundo a publicação, o Supremo já havia reduzido parte das penas do acusado.
“A Lava Jato virou um quadro que já se tirou da parede e preferiu-se guardar no sótão do Poder Judiciário”, diz o jornalista do Estadão.
Na visão dele, as anulações estariam “ancoradas” na conduta do ex-juiz e atual senador Sergio Moro (União-PR). Na época magistrado, Moro teria levado a política para dentro dos autos e deixado claro que não levava a imparcialidade para seu gabinete.
“Ao dizer que nada que a justiça e Moro impuseram a Marcelo Odebrecht vale, Toffoli parece avisar que é melhor apagar as histórias que a Lava Jato revelou”, diz o jornalista.
Ele cita ainda o fato de que, antes de a imparcialidade do ex-magistrado ser revelada, corruptos e corruptores trouxeram à luz o fato de que os contratos da Petrobras bancavam propina milionária do mundo político.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Ainda que os investigadores tenham descoberto que a Odebrecht tinha um departamento para tratar do suborno e do pagamento de caixa 2 nas campanhas eleitorais e mantinha sistema secreto guardado fora do País, fica agora valendo que Marcelo, o principal gestor da empresa, não poderia ter sido condenado por isso”, escreve Leali. “Pelo menos não por Moro, e não como foi conduzido o processo”, acrescenta.
‘Poder é de quem está com a caneta’
Na visão do jornalista, com a atitude, Toffoli comprova uma constatação feita por ele mesmo em encontro que teve pouco tempo depois de sua posse, em Brasília.
Na ocasião, o ministro lembrava dos tempos em que era responsável por levar os papéis para a assinatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em seu primeiro mandato.
“Ao reunir convivas para um jantar, o ministro rememorou sua temporada como subordinado direto de José Dirceu e sentenciou que o verdadeiro poder é o de quem está com a caneta”, conclui Leali.
Toffoli, o STF em geral, são parte dessa engrenagem que dificilmente será substituída. Não há uma força coercitiva capaz de aposenta-los. Um pequeno grupo contrastando com a imensidão de uma população sem força, nem motivação para protestar regra o comportamento de uma nação e, no resumo, diz quem pode ficar com o resultado dos roubos praticados.
Pergunta que não quer calar: como em um colegiado de 11 pessoas a decisão apenas de um deles destrói o trabalho de investigadores, policiais, desembargadores inclusive juízes do TRPR baseados em farta documentação comprovada da pouca vergonha e da corrupção vergonhosa promovida entre Odebrecht, comparsas e Lula e ninguém questiona, nada absolutamente nada, os eternos especialistas dito juristas renomados quietos, ordem dos procuradores em silêncio, associação dos magistrados em silêncio, OAB em silêncio as vezes penso que sou surdo por não escutar nada e o povo alienado, aliás não é novidade pela própria cultura que vem desde a época do descobrimento e me faz lembrar aqui duas manifestações:
Camões frustrado com a situação reinante no império escreve ” Não mais Lira que a voz tenho rouca e endurecida e não pelo canto mas sim de ver que venho cantar a gente surda e emudecida” e em dias mais atuais Martin Luther King ” O que me preocupa não é o brado e o gritos dos maus mas sim o silêncio dos inocentes” Até quando??/??
É uma VERGONHA! Esse ministro tem de ser cassado juntamente com outros três no mínimo!
Já está ruim demais para o País. É uma Imputação desnecessária e descabida à inteligência e aceitação do brasileiro comum. Chega, já deu.
Pela reforma do judiciário com o fim do STM, (TSE e TST) juntamente com seus puxadinhos. A justiça é única!
Um Delete a Bel …
esperar o que do BOSTIL!?
Brasil É um BOSTIL cheio de BOSTILEIROS… stf corrupto e tse fraudadores golpistas.. forças armadas de maricas e Judiciário altamente corrupto e portanto ineficiente …
Somos BOSTIL… quanto vcs querem apostar que os bostileiros do RGS vão votar errado de novo?!?
QUEM FAZ Acordo com bandidos bandido tambe é Tarcisio.. NÃO HÁ GLORIA negociando com stf corrupto.. não ha honestidade negocisndo com cnbb para deixar pedofilos e noias livres…
Se eu fosse o Marcelo eu pediria reparação do Estado, assim a vergonha ficaria completa .
Isso não é juiz, é um miliciano a serviço do crime, uma vergonha essa justiça, cadê a OAB, ninguém para contestar um absurdo desse, o amigo do amigo do meu pai ….VERGONHA
Já faz muito (MUITO) tempo que o Brasil, que nós, brasileiros e pagadores de impostos, estamos vivendo em meio a um lamaçal de AVACALHAÇÃO ABSOLUTA em termos jurídicos. E essas figuras satânicas hoje NEM MAIS DISFARÇAM, nem mesmo aguardam o “anoitecer” para perpetrar essas atrocidades, ZOMBANDO satanicamente de milhões e milhões de brasileiros.
O advogado do PT anula as decisões de um juiz concursado, por alegar sua “parcialidade”. O que se poderia dizer a respeito da “imparcialidade” do ministro, que foi descrito como “o amigo do amigo do meu pai”?
Mais uma vergonhosa decisão de nosso judiciário. O Toffoli, que sempre esteve a serviço do lulla, zé dirceu, pt e outros bandidos, anulou os processos contra um réu confesso. E pior, não se vê nenhum tipo de indignação de nosso Congresso Nacional. Triste ver o Brasil indo ladeira abaixo todos os dias !!!
O sepultamento da LavaJato enterra consigo a última esperança e possibilidade histórica do Brasil se tornar um País minimamente sério. Somos um projeto inacabado e fracassado de país-nação. E, o pior, é que agora entramos num novo “estágio”. Neste atual momento histórico não há mais respeito algum ao ordenamento jurídico e nem sequer à CF. Bandidos são soltos e inocentes são condenados (sem provas!!!). Não sei como a própria Oeste ainda não foi censurada…
É o lixo do lixo… macabro eu diria.
Corrupção 7 x Brasil 1
Tenho dó dos nossos filhos e netos.
Só tem bandidos nesta república das bananas!
Não é tanto a mentira que me importuna, eu sei que os esquerdopatas do STF são psicopatas narcisistas, e a mentira é seu sacramento, mas o insulto a nossa inteligência é o que considero ofensivo.
O amanhã estará perdido se não corrigirmos os erros de hoje. Todos os ministros capas preta devem ser demitidos imediatamente pelo congresso nacional.
É um escárnio.
Chega a ser um deboche algum ministro do supremo anular qualquer sentença ou processo por parcialidade do juiz Sérgio Moro quando jamais na história desse país se viu tanta parcialidade por parte dos tribunais superiores. Mas o maior feito desse STF é levar a vergonha de sermos brasileiros ao mais alto grau devido a ostentarmos o título de campeões mundiais de corrupção e impunidade.
Meus compatriotas, só há uma solução.
Quando vemos inocentes com 17 anos de cadeia e um réu confesso inocentado; entendo que a única solução é desobediência civil ou guerra civil.
Vem logo meteoro e acaba logo com esse país de merda! Isso aqui acabou faz tempos e não se justifica sua sobrevivência. Pra que? Com finalidade existe um país como esse?
País de vagabundos , de cima a baixo .
A destruição já começou aqui no Sul, onde moro.
Agora falta o resto.
A onde andará a justiça desta nação ? Inocentes são cruelmente condenados a penas severas enquanto ladrōes são beneficiados com a canetada.
Meu Deus!
E vai ficar por isso mesmo?????
Como sempre digo, é nada acontece.
Corrupção 7 x Brasil 1
Faço minhas, as palavras do honesto Dallagnol: A CORRUPÇÃO VENCEU!