A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, de condenar a 14 anos de prisão a cabeleireira Débora dos Santos, provocou reação nas redes sociais. Neste domingo, 23, vários perfis começaram a publicar a hashtag #TodasSomosDebora, em apoio à manifestante presa durante os protestos de 8 de janeiro de 2023.
A campanha pede aos seguidores dos perfis que postem principalmente uma imagem própria segurando um batom na mão. A ideia é em protesto ao julgamento no STF, pelo qual Débora recebeu pena por escrever, com o uso de um batom, a expressão “Perdeu, mané”, na estátua da Justiça.
Vereadora cobra equilíbrio do STF
Um dos perfis que divulgam a campanha é o da vereadora de Porto Alegre Comandante Nadia (PL). Em sua mensagem, a parlamentar não só pede o apoio à cabeleireira, mas, principalmente, que a sociedade cobre da justiça a aplicação de “pesos e medidas compatíveis com cada crime realizado”.
Na descrição do vídeo que está no Instagram, a vereadora, que tem 64,5 mil seguidores, escreve e pergunta: “Enquanto criminosos perigosos estão soltos, uma mãe de duas crianças recebe este tratamento. Essa é a ‘justiça’ que querem impor?”. No X, a mesma campanha circula na página da influenciadora Iara Perez, que tem 62,5 mil seguidores.
O perfil exibe uma foto com várias mulheres segurando, cada uma delas, um batom. Uma das pessoas que aderiu à campanha ironiza a decisão do STF e escreve: “Em breve, essa arma perigosamente destruidora será proibida. É um total absurdo, é coisa de psicopata”.
Na última sexta-feira, 21, o ministro-relator Alexandre de Moraes divulgou seu voto. Ele condenou Débora a 14 anos de cadeia, sendo 12 anos e seis meses em regime fechado. Determinou, da mesma forma, pagamento de multa de R$ 30 milhões, com quitação solidária com outros réus.
+ Leia mais notícias de Política na Oeste
Sugiro que vocês e escrevam a frase “ perdeu mané” em todos os lugares possíveis usando batom
Parece que estão regulando a prisão dela pensando em 2026, porque eles querem manter o sistema, e isso faz parte da estratégia… é claro que eles sabem do absurdo jurídico que eles estão cometendo… enquanto isso, nos acostumamos a ver traficantes condenados sendo soltos e que mal cumpriram uns dois anos… tb cansamos de ver condenados com tornozeleira passeando pelas ruas e esses caras só focados em eleições…
Gesto perfeito de civilidade/cidadania!!! Aqueles “juízes” atingiram um ponto de não retorno!!! É hora da pressão popular sobressair, criativa, porém, contundente.
Toda mobilização contra essa patente injustiça é pertinente, mas (depois do mas…) essa foto da matéria com as moças estão empunhando seu batom e sorrindo suscita um questionamento: Do que será que elas estariam rindo?
Tem toda a razão, Carlos. Não se trata de propaganda de batom, mas, sim, de posicionamento das mulheres, sobretudo as cabeleireiras, de revolta contra esse descalabro da prisão e possível condenação da Débora dos Santos.
Eu e toda minha família agradece a todos que se mobilizam e manifestam a favor da Débora e contra esse regime nefasto que tomou de assalto o país.
♥️♥️♥️♥️ judiciário da união soviética,Cuba , Nicarágua, Venezuela?
O nosso judiciário está plantando, logo colherá.
SOS ESTADOS UNIDOS DA AMERICA PORQUE NOSSO CONGRESSO COM RARA EXCECOES E PODRE ., URGENTE PLEASE .
STF Instituição desmoralizada, por ter um colegiado que atua politicamente .Vergonhoso.