Pedro Vaca, relator da Organização dos Estados Americanos (OEA), está no Brasil para uma série de reuniões. O objetivo é tratar sobre a liberdade de expressão no país. Em razão disso, parlamentares e familiares dos presos pelo 8 de janeiro aproveitaram o momento para reunir-se com o comissário. Eles denunciaram algumas ações dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Em entrevista à edição desta quinta-feira, 13, do Oeste Sem Filtro, o desembargador aposentado Sebastião Coelho disse que os encontros contribuíram para que Pedro Vaca “conhecesse o verdadeiro sistema brasileiro”.
Leia também: “Censura por toda parte”
Ele ainda ressaltou que o relator da OEA documentou as queixas em um relatório, que levará aos Estados Unidos.
“O relator está levando do Brasil a imagem real de como é o nosso sistema”, disse Coelho. “Temos um tribunal abusador. Também temos um sicário chamado Alexandre de Moraes. Pedro Vaca levará tudo isso por meio do relatório.”
Filipe Martins estava disposto a conversar com relator da OEA
Coelho, que também atua na defesa de Filipe Martins, disse que o ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro estava disposto a conversar com Pedro Vaca. O objetivo da conversa também seria denunciar os abusos do STF.

O desembargador afirmou que solicitou ao representante da OEA a conversa. Como Filipe Martins está em Ponta Grossa (PR), a reunião seria por videoconferência. No entanto, segundo Coelho, o pedido foi recusado, em razão da agenda de Pedro Vaca.
Trump sancionou um procurador do Tribunal Penal Internacional
Coelho também disse esperar que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, faça com Moraes o mesmo que fez com Karim Khan, procurador do Tribunal Penal Internacional. Recentemente, o republicano aplicou sanções a Khan por envolver-se em ações contra os EUA.

O procurador, que é britânico, também foi acusado de abuso de poder ao pedir a prisão do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, por crimes de guerra. “Assim como Trump sancionou o procurador do Tribunal Penal Internacional, espero que Moraes também receba sua punição.”
Dr. Sebastião Coelho homem de coragem e respeito! 👏👏👏👏