A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) divulgou uma carta aberta com críticas ao governo federal. A entidade ponta cortes no orçamento da Polícia Federal (PF) para 2025 e a falta de investimentos na corporação — fatores que, segundo a reclamação, enfraquecem a instituição.
O documento, assinado na última quarta-feira, 13, também apresenta ressalvas à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública. A PEC é liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.
Na carta, a ADPF alerta para o risco de desmantelamento da PF. Nesse sentido, enfatiza que os cortes orçamentários e a ausência de investimentos contínuos prejudicam a instituição, dificultando o combate ao crime organizado. A entidade questiona quem se beneficia desse enfraquecimento e ressalta que, ao comprometerem a autonomia e a capacidade operacional da Polícia Federal, as ações do governo colocam em risco a segurança pública.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“O fim do sobreaviso remunerado trouxe dificuldades adicionais para os delegados, afetando diretamente a disponibilidade e a prontidão de nossos profissionais, levantando a indagação: a quem interessa desmantelar a PF?”, indagam os delegados da Polícia Federal no documento.
A ADPF também criticou a PEC da Segurança Pública, apontando a falta de diálogo com as forças de segurança em sua elaboração e o desalinhamento da proposta com as reais necessidades do setor no país. Segundo a entidade, a medida não fortalece a estrutura da PF nem enfrenta os desafios estruturais do setor, sendo considerada uma iniciativa política paliativa.
“O texto proposto não traz absolutamente nenhum incremento da capacidade de resposta da Polícia Federal no enfrentamento à criminalidade”, critica a ADPF. “E não atende às reais necessidades dos órgãos de segurança pública.”
A PEC alvo de críticas por parte de delegados da Polícia Federal
Entre as mudanças, a PEC prevê a atualização das competências da PF, ampliando seu escopo de atuação para incluir o combate a crimes ambientais, organizações criminosas e milícias com alcance interestadual ou internacional.
As críticas estão detalhadas em uma carta divulgada depois do 9º Congresso Nacional dos Delegados de Polícia Federal, realizado na Bahia e promovido pela ADPF.
Leia também: “A ousadia do crime organizado”, reportagem de Edilson Salgueiro publicada na Edição 243 da Revista Oeste
Revista Oeste, com informações da Agência Estado
Nossos policiais federais antes tão respeitados pelo povo, hoje amargam o alinhamento de alguns a um governo esquecidos que a PF é uma instituição de Estado não uma KGB qualquer a serviço do ditador da vez .. acordaram? o pior ainda está por vir pois a ditadura dos pôdres poderes acolitados a cada dia ousa mais, é temos mais manés do que imaginava o douto ministro Verboso … muito ruim !!!
… mas indo mais diretamente ao assunto só as tais emendas parlamentares que faz a festa e a farra de 513 felizes representantes do ignaro canelau montam em pasmem $53bilhões para vermos os grotões se encherem de ginásios esportivos onde tem quatro casas e certamente em dez anos seremos medalha de ouro em tudo que é esporte e o resultado é que Lula fará imenso deficit como quer e nada acontecerá seus coleguinhas gastadores darão seu jeito, aguardem e verão … a manezada já de rabo ardendo paga claro.
Policia Federal do Brasil Bostil, nao preciso comentar exatamente nada, basta ver o conceito que eles tem perante o Povo Brasileiro.
Difícil entender a coerência ao publicar uma carta aberta… Há uma enorme dissociação de entendimento entre seus membros e a grande maioria do povo brasileiro sobre como vêm sendo conduzidas suas ações com o amparo da legalidade. Esquecem sobre quais propósitos têm atuado e quem realmente os paga, com a sua qualidade de vida e perda dos direitos aos bens produzidos por gerações. Não representam senão a si próprios.
Querem um extra por insalubridade?
Essa PF tupiniquim,deveria trabalhar e de Graça a para o imerador Alexandre.nao vale a pena gastar 1 centavo com essa PF Bolivariana
PF bando de vendidos!!
NUNCA vi esses caras prenderem um grande traficantes! Só apreenderam drogas de “piranhas” fazendo uma alusão ao Boi de Piranha” um animal (velho, ossudo e sem valor comercial) ou seja as tais 1 toneladas que dizem que apreenderam certamente é trigo ou maisena….enquanto isso…10 toneladas puríssimas passam tranquilamente….É o joguinho desses aliados do NarcoEstado…TODOS SABEM DISSO! Incluindo as tais FA perfidiosas.
BOSTIL! Um NarcoEstado Terrorista e Pedófilo segue avante, firme e forte para a completa degeneração social…mais 10 anos assim…Seremos um imenso HAITI! NOJO!