O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), usou as redes sociais nesta terça-feira, 9, para fazer uma retratação. Ontem, durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, o magistrado disse que Curitiba “gerou” o ex-presidente Jair Bolsonaro e “tem o germe do fascismo”.
“Usei uma metonímia que merece explicitação”, escreveu Gilmar, no Twitter. “Jamais quis ofender o povo curitibano. Não foi Curitiba o gérmen do facismo; foi a assim chamada ‘República de Curitiba’ (Operação Lava Jato e os juízes responsáveis por ela na capital paranaense).”
As declarações de Gilmar Mendes no Roda Viva
Ao ser interpelado sobre sua decisão de barrar a posse de Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil, em 2016, Gilmar disse que, naquele momento, tinha convicção de que havia um desvio de finalidade na nomeação da ex-presidente Dilma Rousseff. Na sequência, o magistrado criticou a Lava Jato. “Curitiba gerou Bolsonaro”, afirmou. “Curitiba tem o germe do fascismo. Inclusive, todas as práticas que desenvolvem. Investigações à sorrelfa [dissimulação silenciosa para enganar ou iludir] e atípicas. Não precisa dizer mais nada.”
Gilmar também acusou a Lava Jato de autoritária. “Não é por acaso que os procuradores dizem, por uma falta de cultura, que aplicaram o Código Processual Penal da Rússia”, disse. “Talvez quisessem dizer do soviético. Moro tem o Código Penal dele próprio.”
O senador Sergio Moro (União-PR), maior símbolo da Lava Jato, usou as redes sociais para rebater as declarações do magistrado. “Não tenho a mesma obsessão por Gilmar Mendes que ele tem por mim”, afirmou. “Combati a corrupção e prendi criminosos que saquearam a democracia. Não são muitos que podem dizer o mesmo neste país.”
Políticos reagem
As declarações de Gilmar contra a Lava Jato provocaram mal-estar entre políticos e autoridades. O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, usou as redes sociais para defender a cidade. “Não confundam o bom povo curitibano e o grande nome da nossa amada Curitiba com qualquer briga política”, disse o político, sem mencionar o nome de Gilmar.
O governador do Paraná, Ratinho Junior, preferiu um tom mais alto. “O ministro Gilmar Mendes certamente vai esclarecer uma fala infeliz, que ataca gratuitamente Curitiba e os paranaenses”, afirmou. “O Paraná é terra de gente trabalhadora, que tem como norte o progresso, a lei e que repudia a corrupção e toda e qualquer forma de intolerância e preconceito.”
O ex-deputado federal Paulo Eduardo Martins qualificou as declarações de Gilmar como desastrosas. “Toda vez que um ministro do STF fala publicamente, o país é tomado por uma agitação desnecessária”, observou. “Chama a atenção que, desta vez, Mendes usa o termo fascista para definir um lado do espectro político e a Lava Jato. Como tenho dito, eles realmente acreditam estar em combate contra o fascismo, algo que representa o mal absoluto. Contra o mal absoluto, tudo é permitido.”
A vereadora mais votada de Curitiba, Indiana Barbosa, rechaçou os ataques do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). “É um absurdo fazer um comentário generalista sobre a cidade toda”, constatou. “Curitiba é acolhedora, recebe bem as pessoas. Não podemos permitir esse tipo de comentário. A Lava Jato fez um trabalho primoroso no combate à corrupção e prendeu muitos corruptos. Justamente essa operação foi desmontada pelo STF.”
Que exemplo de juiz. Concordo com o artigo, cada vez que Gilmar fala, exerce o seu juízo, nos envergonha, causa distúrbio e aterroriza qualquer um que quer segurança jurídica. Eu defendo uma nova constituição federal menos fantasiosa, que enxugasse os gastos com 4 instâncias (3 como 100% dos países civilizados ) e outras Jaboticabal brasileiras.
Difícil saber quem é mais cretino naquele antro.
Até agora foram 43 comentários que ele deveria ler para saber o quanto é respeitado pela população.Não há um em sua defesa.
CALA A BOCA , MAGDA. Verme de estrume.
O alexandre e a carmen não vão dar 48 horas pra ele justificar sua ofensa?
Com todos os comentarios abaixo, com certeza o Ministro Gilmar Mender ira ficar mais milionario, depois dos processos por DIFAMAÇAO, INJURIA E CALUNIA. Muitas vezes o melhor é ficar com os dedinhos quietos e a boca bem fechada. QUEM PROCURA CHIFRE EM CABEÇA DE CAVALO ENCONTRA. No Brasil em que vivemos é um perigo pensar que um comentario nao podera transformar a vida de um simples individuo em um eterno inferno.
O beiçola laxante merece um processo penal por xenofobia contra o povo lindo e ordeiro de Curitiba. O laxante tem uma inveja mortal do grande magistrado e senador Sérgio Moro. A inveja mata, viu, laxante!
Esse lambe botas não merece respeito. O cara é um boçal idiota e prepotente. Fez fortuna com métodos escusos. Senão como um salário de advogado ou mesmo de juíz consegue criar uma faculdade de direito?
Quanto está custando um habeas corpus?
Cara que nunca foi magistrado e nem juiz e caiu de para quedas no STF.
Mas falou besteira, afinal ele não sabe se o crimec ompensa, muda de opiniões conforme uma bruta, tem casa em Portugal, chora de emoção por um advogado, etc etc erc
Vai se aposentar idososinho
#impeachment desse senhor já passou da hora
Quando o senado vai impugnar estes animais que se apossaram da suprema corte
A maioria dos ministros do STF são péssimos e jamais deveriam estar ali. Mais dois deles são do Mal: Gilmar e Alexandre. Terão de prestar contas a Deus, porque aqui na Terra não serão perdoados.
Numa comparação esdrúxula, esse Sr ofende e rotula os nascidos curitibanos de facistas e o pior é que vai ficar por isso mesmo, já que ministros do STF estão acima da lei.
Canalha, está na corte para beneficiar bandidos esse cafajeste , deveria ir morrer em uma prisão solitária .
Os elitistas do STF falam com o bravado de durões, fazem isso para nos intimidar. Mas quando mostramos que estamos dispostos a ir pra briga, eles logo correm, pois são na realidade covardes.
Os veredictos e retóricas do STF, possuem um objetivo: Promover o Ladrão ao status de Ditador da nação.
De verdade! Eu tenho pena desse paspalhão, porque imbecilidade não tem cura. Espero que um dia ele apareça aqui em Curitiba que, com certeza, terá uma bela acolhida.
Nosso prefeito deveria mover uma ação contra esse indivíduo.
Chega de danos Moraes do STF
Não adianta explicar nem pedir desculpas. Oito anos e nove meses de cadeia para Gilmar Mendes. Esta é a jurisprudência do STF para quem fala besteira como Daniel Silveira.
Regis Tavares da Silva, foi muito feliz no seu comentário. Pena que o STF só condena quem é sério e honesto.
O STF é o que é, e tem atualmente a falta de apreço que tem por parte da sociedade, devido a seus ministros não serem juízes de carreira, exceto os Ministros Fux e Rosa Weber. Os demais são advogados que representam seus grupos de interesse e se comportam na Corte como tais…
O vereador de Caxias do Sul que falou dos baianos é um coitado inocente. O Gilmar Mendes, como Ministro do STF passa incólume. Xenófoo e nazista.
Muito bem lembrado.
Isso em psicologia é um caso claro de projeção. Gilmar Mendes vê fascismo em tudo, mas é mera projeção de sua própria personalidade. Afinal, quer mais fascismo que ministros, como ele, que decidem de modo diverso do dia para a noite de acordo com o destinatário da decisão, que decidem sem qualquer consideração com a Constituição, que desprezam princípios seculares, como o devido processo legal, pilares de qualquer Estado de Direito, que se reúnem para confraternizações com réus e advogados de réus, que são rigorosos para pequenos delinquentes mas benevolentes com quem simpatizam; que inventam nulidades em processos de outras instâncias mas conduzem a maior aberração jurídica moderna que é esse inquérito da Fake News etc etc etc. Ministro Gilmar procure um tratamento psiquiátrico. Os verdadeiros fascistas são você e alguns de seus colegas.
RICARDO – Parabéns! Disse tudo e com muita sabedoria.
Este senhor sempre falando mal de quem faz o bem, mas nao olha oque ele mesmo faz de mal?? Ate quando sera assim?
É nessas horas que se vê a verdadeira faceta de uma pessoa. Quando ela vomita a sinceridade entalada na garganta. Racista nojento.
Nessas e, em horas, dias e anos passados, sempre foi assim
Sempre é a mesma coisa. Depois de falar bobagens, ofender uma cidade e um Estado, esses deuses do olimpo de Brasilia – STF – Vem com a mesma frase. NÃO ERA O QUE EU QUERIA DIZER. Mas disse, sr. Gilmar Mendes. Outra coisa, a sua EXPLICITAÇÃO é ridícula.. CABE UM PEDIDO DE DESCULPAS AO POVO CURITIBANO E PARANAENSE, E, POR QUE NÃO DIZER, BRASILEIRO!!!!!
Agir a sorrelfa é o que seu criador, FHC, fazia, e olha aí no que deu, um ex Advogado que se transformou em um ser truculento, arrogante e autoritário que mancha a instituição STF…..
Pratica política rasteira, se manifesta com ódio fora dos altos, só se percebe celeridade em suas atitudes quando é de seu interesse.
Gosta muito de holofotes, faz de tudo menos focar na Magna Carta.
Eu não consigo compreender a necessidade de Ministro do Supremo de opinar sobre política e ficar desestabilizando o país. Cala esta boca ao falar do povo Brasileiro e em especial os paranaenses de Curitiba. Algumas pessoas antes de tecer opiniões deste nível, devem pensar muito.
Caraca véio! Estão dando muita importância pras falas do gajo… Isso é queimar vela de cera com defunto ruim. Não vale o custo…
Esse verme não tem a capacidade de ofender ninguém que seja honesto e muito menos a população de uma cidade como Curitiba.
Esse calhorda deveria lavar a boca com cândida antes de vomitar ofensas sobre Curitiba!
Quis sim, ofender Curitiba como comumente faz com tudo! Destila veneno e ódio para depois, em pele de cordeiro retratar-se. É useiro e vezeiro em dizer asneiras.
Deveria ser proibido ministros do STF dar entrevista, só falam bobagem e estão fora da realidade.
Recuou? Não adianta está gravado. Ofendeu, e ofendeu com aquele ar de conhecimento de um advogado de porta de cadeia.
Este tipo de comportamento e ação do regime petralha deixa-nos apreensivos, afinal de contas, eles dizem que somos um pais de paz, mas cercam seus palácios e sedes com cercas e alambrados.
Exatamente como os bandidos das ruas, os rufiões do governo são inferiores em numero aos cidadãos que ainda não perderam seu compasso moral fundamental. Contudo os ativistas esquerdopatas sucedem em manter nossa maioria em silêncio, atraves da intimidação e do medo. Nós enfrentamos à ameaça de violência física dos bandidos nas ruas e se ousamos elevar nossas vôzes em protesto, temos que sofrer às ameaças dos líderes do governo.
Se temos ainda uma esperança de recuperar nossas cidades e nosso pais desses malfeitores, isso virá de uma ação coletiva, fazendo uso da resistência da maioria em nosso favor, apresentando uma frente unida contra os bandidos destruidores da civilização. Quando mostramos estar unidos, eles rápidamente recuam, como acabou de fazer o Elitista Gilmar.
Para realizarmos esta façanha, precisamos enviar uma mensagem clara, nítida que seja positivamente revolucionária neste dias em que temos um ambiente político sequestrado pelos bandidos de toga e pelo presidente da república federal, imperial, socialista e corrupta do Brasil.
O verme da corrupção falando do germe do facismo… 🪱
O que se pode esperar do STF??? Os membros da corte suprema falam o que vem na “telha”… Ai de nós se fizermos o mesmo com esses reis escolhidos na maioria pelo “ex-descondenado” que está aí desgovernando o país. Que Deus nos livre desses que estão usurpando o poder!!!
Não devíamos dar crédito a esse sujeito e outros do STF. Precisamos do STF, mas não de alguns que estão lá. Nossa esperança é que o Senado faça o que precisa ser feito.
SÃO ARROGANTES E MENTIROSOS!
É UM GOVERNO DE VINGANÇA, PERSEGUIÇÃO, ROUBALHEIRA, CORRUPÇÃO E MUITA MENTIRA.
ESSE CIDADÃO É CONTRADITÓRIO.
# STF VERGONHA NACIONAL!
A sua pessoa é ofensiva. Dê poder para alguém que não é humilde e é isso que acontece. Arrogância pura!