Os juros futuros começaram em alta nesta quinta-feira, 19, depois das críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à independência do Banco Central (BC) e à atual meta de inflação, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
Em entrevista à GloboNews, Lula questionou a finalidade de um BC independente “se a inflação e taxa de juros estão do jeito que estão” e também declarou que a meta de inflação para este ano (3,25%, podendo chegar a 4,75%) é exagerada e obriga a um “arrocho” na economia com aumento da taxa de juros. Em 2022, a inflação fechou em 5,79%, segundo o índice oficial calculado pelo Instituto de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Os juros futuros, que representam uma expectativa do mercado sobre a taxa de juros entre o dia da negociação e uma data futura, dispararam nesta manhã. Houve ajuste para cima das taxas até 2026. A Bolsa de Valores também registrou aumento do dólar em 1,18% e queda do Ibovespa futuro em 11%.
Na entrevista à GloboNews, Lula se disse irritado com quem pede disciplina fiscal sem preocupação com a área social. “Eu posso te dizer, com a minha experiência, é uma bobagem achar que um presidente do Banco Central independente vai fazer mais do que quando o presidente era quem indicava.”
O presidente também disse que duvida que o atual presidente do BC, Roberto Campos Neto, seja mais independente do que foi Henrique Meirelles, que presidiu a autoridade monetária durante os dois primeiros mandatos de Lula, entre 2003 e 2010. “Por que o banco é independente e a inflação e os juros estão do jeito que estão?”, questionou.
Desde a campanha, Lula tem revelado pouca preocupação com a área fiscal e sempre deixou claro que revogaria o teto de gastos, por exemplo. Ainda antes de assumir o governo, em articulação com o Congresso, conseguiu aprovar a PEC da Gastança, aumentando os gastos públicos em R$ 145 bilhões.
Além disso, o governo petista articula para flexibilizar a Lei da Estatais e permitir indicações políticas para cargos executivos e dos conselhos de administração.
Relacionadas
Claro que ele é contra, quer tomar conta do queijo..
Somente um psicopata para ter este tipo de atitude. Sabia que o país iria para o ralo em alguns meses, mas, nunca pensei que o energúmeno trataria de destruí-lo tão depressa.
O colapso da economia vai chegar antes do previsto. Basta o energúmeno continuar abrindo a boca e dizendo a estupidez incompatível com um governo sério e confiável.
Respondendo a pergunta feita por essa besta que só finge ser besta, e que sabe muito bem a resposta mas nao quer ouvi-la, a inflação aqui ficou abaixo da registrada na imensa maioria dos países. Houve um problema sistêmico geral, para o caso de estar “perdendo a memória”. Mas sabemos o que está por trás disso: o desejo da corja de controlar tudo.
Sem reajuste no salário mínimo, sem reajuste na tabela do IR, mas, com reajustes nos preços dos combustíveis, energia elétrica, cesta básica, etc, etc.
Esse é o projeto do narconegociante que imagina-se presidente, ilegitimamente eleito pelos parças do STF/TSE.
O senil cocalero é uma esculhambação…e os otários fizeram o L….
Fizeram? Não venha aquí criticar o meu NE.
Tu é cego? Leia direito e interprete o texto, ou então, peça para alguém faze-lo. Não critiquei o nordeste em nenhum momento…
O Sig não criticou o “teu” NE, mas tu tens que admitir que foi o “teu” NE a única região do Brasil onde o Lula ganhou. Você, seu Pires, tem resposta para isso????
Osmar ! Ganhar em uma região não significa nada na eleição presidencial . Quem ganha é quem têm mais votos válidos a nível nacional ou você está pensando que a eleição aqui é regional/distrital ? Mas, já que você gosta tanto de focar em regiões, você sabe em qual região o Lula teve mais votos e quantos votos foram ? Na região sudeste o Lula teve 22,793,826 de votos válidos enquanto na região Nordeste ele teve 22,534,967. Como você pode constatar, sem a contribuição da região sudeste o Lula não teria ganhado e observe que eu nem inclui as outras regiões na contagem. Sozinho o nordeste não tinha força para eleger um presidente. Então, não me venha com essa discriminação enrustida contra os nordestinos.