A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) acionou o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) contra o humorista Bruno Lambert. De acordo com a parlamentar, o comediante violou o Estatuto da Pessoa com Deficiência.
Em um show de stand-up, Lambert contou uma história em que teria tido relações sexuais com uma deficiente. “Você já comeu uma cadeirante?”, perguntou o humorista, em direção à plateia. “Eu também não. Sabe por quê? Porque não dá. Coloquei ela de quatro, ela murchava. Aí, você tinha de pegar ela aqui, abaixa… Parece CrossFit, entendeu?”
Ver esta publicação no Instagram
Tabata afirmou ao MP-SP que Lambert é “capacitista” — termo que se refere àqueles que discriminam deficientes. Além disso, segundo a deputada, as declarações do humorista denotam “machismo latente”.
“Trata-se evidentemente de discriminação e tratamento degradante para com as pessoas com deficiência”, alegou a deputada. “Basta fazer o seguinte questionamento: caso a mulher da ‘piada’ não possuísse deficiência motora, haveria graça no ‘humor’ proferido pelo ‘comediante’? É um conteúdo discriminatório.”
Relacionadas
Depois que o assunto repercutiu, o humorista se tornou alvo de críticas nas redes sociais. Mesmo assim, decidiu não remover o conteúdo do Instagram. “Tá tudo certo por aqui, fiquem à vontade para me ofender”, afirmou. “A piada sempre é engraçada quando não se trata de você ou de algo em você. Hipocrisia é algo que também deveria ser pensada antes de apontar o dedo. Abraços.”
Oeste procurou Lambert, mas não obteve retorno.
O humorista que se cuide, ela vai reclamar para o patrono dela o leman
Realmente a piada foi ruim e inapropriada…e as únicas pessoas neste país que tem autorização pra fazer piada ruim e inapropriada são o Fábio Porchat e o Gregório Duvivier.
A piada é muito ruim, de mau gosto mesmo, mas apenas isso.
A deputada Tabatibitati quer o quê? Processá-lo por “machismo latente”?
Calma esquerdalhada, foi apenas uma piada ruim… quero dizer, péssima!
“Oeste procurou Lambert, mas não obteve retorno.” oi?? vocês assim como a deputada não me procuraram… quero que provem que tentaram o contato comigo!!!!!!!
Rapaz, seu nome não está nas Paginas Amarelas nem na última edição da Lista Telefônica…
Esse é o politicamente correto colocando amarras até no humor!
A ESQUERDA é SEM GRAÇA, a ESQUERDA é uma DESGRAÇA!
Dependendo de quem toma as dores, neste caso a Tábata e seu padrinho, pode-se elocubrar que o humorista quis até fazer um discurso de inclusão do(a) deficiente (já escrito em linguagem neutra).
Sabe porque as pessoas tomam esse tipo de atitude? É porque no Brasil há pessoas que não respeitam as outras. Não muito distante uma agência produtora de filmes realizaram sena, me parece com um boneco do ex presidente Bolsonaro, sendo assassinado; não fiquei sabendo que esse pessoal foram punidos. Isso acontece em nosso país constantemente. Cadê o MP, OAB e diretos humanos?
A piada foi de mau gosto, mas a preclara deputada deve ter coisas mais importantes a fazer lá no congresso, inclusive ver se salva a pele enrugada do seu patrocinador que está metido numa quizumba que se fosse em um país serio, estava preso ele e sua currióla.
É um humor chulo, sem graça, apelativo, profano… Mas crime não é. Esquerda sendo Esquerda…
Realmente, um desqualificado, mas acho que a deputada tem muito nais o que fazer do que ir a stand up dessa categoria.
apesar de não concordar com “desqualificado” lhe informo que ela nem foi no stand up ahahhaha