O deputado federal Filipe Barros (PL-PR) protocolou na noite desta quarta-feira, 27, um requerimento de informações dirigido ao Ministério das Relações Exteriores. Ele solicita que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) explique uma série de questões relacionadas à visita do presidente da França, Emmanuel Macron, ao Brasil.
Leia também: “Lula e Macron vão visitar Floresta Amazônica nesta terça-feira”
No documento, o membro da oposição na Câmara dos Deputados pede que os acordos firmados entre o Brasil e a França sejam disponibilizados na íntegra, além dos estudos técnicos que motivaram a elaboração desses termos.
“Graças ao nanismo diplomático de Lula, a soberania nacional corre o risco de ser trocada por um passeio de mãos dadas pela floresta”, disse Barros, em seu perfil no Twitter/X. “Macron não ficaria três dias no Brasil em troca de um book fotográfico na selva. Precisamos entender os interesses envolvidos na visita”.
Ele também pede ao governo federal que explique os efeitos práticos e jurídicos das negociações e solicita ao Ministério das Relações Exteriores uma estimativa de quando as mensagens de acordo serão enviadas ao Congresso Nacional.
A viagem de Macron
Emmanuel Macron chegou ao Brasil na terça-feira 26 e visitou a Floresta Amazônica com Lula. A agenda do francês também inclui viagens a Belém, Itaguaí (RJ), São Paulo e Brasília.
Em Belém, Macron admitiu que a Floresta Amazônica é alvo de cobiça e anunciou um programa que pretende investir € 1 bilhão (R$ 5 bilhões) na bioeconomia da Amazônia brasileira e da Guiana Francesa, território ultramarino da França na América do Sul.
Leia também: “Janja sorri com suquinho no Pará e é criticada: ‘Primeira-blogueira’; fotos de Lula e Macron viram piada”
A primeira visita de Emmanuel Macron ao país também rendeu memes nas redes sociais por causa das fotos de Lula e o presidente francês. As fotos do encontro chamaram atenção de internautas, que chegaram a comparar as imagens a um ensaio fotográfico pré-casamento.
ensaio pré wedding do ano pic.twitter.com/9WE4Gq0wi1
— Ronaldo Monfredo (@ronaldomonfredo) March 27, 2024
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Ué…O Macron tem um território na Amazonia com o tamanho de quase um quarto da França.
Por que motivo ele não iveste por lá ?
Se o fizezze, os próprios Franceses iriam degolá-lo com requintes de crueldade.
Parabéns, Deputado Filipe! O senhor honra o cargo e os brasileiros de bem.
A França só quer explorar nossas riquezas naturais, não existe investimento nenhum nesse acordo.
Aquele nanico veio aqui pra levar mossas riquezas da Amazônia.