Em acirrada disputa para o cargo de prefeito de Feira de Santana, na Bahia, o deputado federal Zé Neto (PT) foi derrotado neste domingo, 6, por José Ronaldo (União Brasil). A diferença entre os dois foi de 12 mil votos. O petista tenta o posto de chefe do Executivo pela sexta vez, desde 1996, mas sem sucesso. Em sua trajetória, o parlamentar já perdeu para Ronaldo em quatro eleições municipais: 2004, 2012, 2016 e 2024.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Em 1996, Zé Neto não chegou a participar do segundo turno. No ano de 2000, José Ronaldo foi eleito prefeito, enquanto o petista assumiu o cargo de vereador. Mais recentemente, em 2020, Zé Neto perdeu para Colbert Martins no segundo turno.
Nem Lula nem o governador da Bahia, do PT, tornam candidato do PT prefeito
Nesta eleição, Zé Neto contou com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, para alavancar sua candidatura. Mas nem mesmo o apadrinhamento dos dois foi suficiente para torna-lo vencedor no pleito.
+ ‘Sou um soldado da direita’, diz Lucas Pavanato (PL)
O candidato obteve 46,7% dos votos (o que corresponde a 154.147 votos), enquanto seu concorrente ficou com 50,3% (ao todo, 165.970). Com esse resultado, José Ronaldo vai assumir o seu quinto mandato à frente da Prefeitura de Feira de Santana. Pablo Roberto será o vice.
Promessas para o novo mandato de José Ronaldo
Com a vitória, José Ronaldo afirmou que enfrenta o desafio de atender às demandas de uma cidade em crescimento. Ele pretende, conforme as promessas de campanha, focar áreas como saúde, educação e infraestrutura.
Leia também: “PT pode sumir da Grande São Paulo“
Aos 72 anos, José Ronaldo iniciou sua trajetória política em 1982, quando venceu a disputa para o cargo de vereador. Posteriormente, ingressou no Legislativo e, por cerca de 20 anos, cumpriu mandados como deputado estadual e federal, até se candidatar a prefeito.
😂😂😂o que da ser esquerdistakkkkkk