Com o intuito de eliminar as longas filas de trabalhadores nos sindicatos para solicitar o cancelamento da contribuição sindical, o deputado federal Rodrigo Valadares (União-SE) apresentou, na Câmara, uma emenda ao Projeto de Lei (PL) 1.663/23.
A proposta busca modernizar o processo ao permitir que a solicitação de cancelamento seja realizada digitalmente, de modo a permitir que o trabalhador efetue o pedido de qualquer lugar por meio de dispositivos móveis.
Proposta garante mais eficiência ao processo, afirma deputado
A medida prevê que, além da solicitação via site, o trabalhador tenha a opção de enviar um e-mail caso a plataforma sindical esteja indisponível. Se a solicitação não for respondida no prazo de dez dias, o cancelamento será considerado realizado automaticamente.
Segundo Valadares, a proposta assegura transparência e praticidade ao trabalhador, para evitar burocracias excessivas e impedir dificuldades impostas pelos sindicatos no cancelamento da cobrança. “A modernização do procedimento busca garantir o direito de escolha do trabalhador quanto à contribuição sindical”, disse.
A emenda ao PL 1.663/23 reforça a crescente digitalização de serviços públicos e trabalhistas, alinhando-se a iniciativas que buscam facilitar o acesso dos cidadãos a processos administrativos. Dessa forma, a proposta visa a otimizar o exercício dos direitos trabalhistas sem entraves burocráticos desnecessários.