O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) apresentou neste domingo, 18, um pedido de moção de repúdio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, depois que o petista comparou a reação de Israel em Gaza ao Holocausto.
“A comparação feita pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, entre as ações de Israel em Gaza e os atos cometidos por Adolf Hitler contra os judeus durante o Holocausto, representa uma falha de compreensão histórica e uma simplificação perigosa de eventos complexos”, disse o deputado no pedido de moção de repúdio. “Tal analogia, além de minimizar os horrores do genocídio perpetrado contra seis milhões de judeus, ignora as nuances do conflito Israel-Palestina, que tem raízes profundas e multifacetadas.”
O deputado também disse que as declarações de Lula “não contribuem para a resolução do conflito, mas servem para inflamar ainda mais as tensões”.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
De acordo com Kataguiri, o papel dos líderes mundiais “deveria ser o de condenar a atuação dos grupos terroristas”. Além disso, segundo ele, Lula deveria “defender a soberania e o direito de defesa de nações ofendidas”.
Leia também: Ministro da Defesa de Israel diz que acusação de Lula é ‘ultrajante e abominável‘
Para ser aprovado, o pedido de moção de repúdio deve ser analisado por maioria simples na Câmara dos Deputados.
Outros parlamentares também se manifestaram
Mais cedo, outros parlamentares também se manifestaram. Em uma publicação no Twitter/X, o senador Sérgio Moro (União-PR) criticou a postura do petista. Ele afirmou que a fala “ofende o povo judeu e mancha” a imagem do Brasil.
O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), líder da oposição na Câmara dos Deputados, afirmou que Lula inverte a “lógica das coisas para defender o que é errado e atacar o certo”.
Osmar Terra (MDB), deputado federal pelo Rio Grande do Sul, defendeu a ação de Israel e destacou que o presidente tem uma “narrativa mentirosa”.
O senador Ciro Nogueira (PP-PI) afirmou que o discurso é uma vergonha e pediu desculpas ao mundo e aos judeus “em nome dos brasileiros”.
O presidente do Novo, Eduardo Ribeiro, considerou a fala de Lula como “surreal”. “A fala surreal de Lula comparando Israel a Hitler vai rodar o mundo ocidental e afundar de vez a imagem do Brasil. Quando a gente acha que ele chegou ao fundo do poço da degradação moral, descobre que o poço dele não tem fundo”, tuitou neste domingo.
Lula comparou a reação de Israel aos ataques terroristas ao Holocausto
Na manhã deste domingo, Lula comparou a contraofensiva de Israel na Faixa de Gaza aos ataques do Hamas com o Holocausto.
Leia mais: “Confederação Israelita repudia fala de Lula que comparou ataques de Israel ao Holocausto”
“Sabe, o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico, disse o petista. “Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”
A declaração foi feita durante entrevista a jornalistas no hotel em que está hospedado em Adis Abeba, capital da Etiópia.
Leia também: “Netanyahu: ‘Palavras de Lula são vergonhosas e graves'”
Repúdio? Tem que ser porrada mesmo!
Vai engasgar com a Merd@ que falou.
Desta vez, não escapa do escrutínio mundial.
O Molusco pensa que está no Brasil, onde as palavras e atos de autoridades não tem consequências. Espere só pra ver.
Repúdio é muito pouco. É preciso criminalizar as falas reiteradas do loola em apoio ao terrorismo do Hamas, assim como, o apoio e proteção aos criminosos brasileiros.