O deputado federal Evair Vieira de Melo (PP-ES) protocolou, nesta terça-feira, 18, um requerimento de informações que solicita esclarecimentos sobre a legalidade do consumo de ovos de ema pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Durante discurso em Macapá (AP), na última sexta-feira, 14, o petista disse que come os ovos das emas que estão no Palácio da Alvorada. “Tenho 70 emas”, afirmou. “Elas botam ovos do tamanho da cabeça de vocês.”
Lula mencionou a criação de 11 jabutis
Além disso, o presidente mencionou a criação de 11 jabutis. Ele disse que também deseja comer os ovos destes animais.
Por esse motivo, Vieira de Melo pediu ao Ministério do Meio Ambiente e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) documentos que comprovem o devido monitoramento das emas e dos jabutis que são mantidos na residência oficial da Presidência da República.
De acordo com o parlamentar, “Lula faz o que bem entende”. Enquanto isso, “produtores rurais são perseguidos com multas e burocracia”. O político capixaba ainda afirma que o presidente “ignora as leis ambientais que o próprio governo impõe aos brasileiros”.
“Queremos transparência”, afirmou Vieira de Melo, ao acionar o Ibama e o ministério sob controle de Marina Silva. “Se há permissão para esse absurdo, que mostrem os documentos. Se não há, que o governo responda por mais esse escândalo. A esquerda adora criar leis para os outros. Mas nunca para si. Isso tem de acabar.”
Evair Vieira de Melo quer informações sobre o responsável pela fiscalização das emas
O congressista ainda disse que quer informações sobre o responsável técnico pela fiscalização e pelo bem-estar das espécies que estão no local. Além disso, pediu detalhes sobre a periodicidade das vistorias realizadas pelo Ibama.

O deputado ainda disse que o fato de esses animais habitarem no Palácio da Alvorada desde 1960 não os exclui das normas ambientais vigentes.
Quais os projetos que esse desocupado apresentou no Congresso, esse fdp quer agora monitorar os ovos do Lula, daqui a pouco vai querer também monitorar a linguiça do Lula.