Deputados da oposição criticaram o fato de o presidente Lula estar usando o 8 de janeiro para promover atos políticos. Na noite deste domingo, 6, o petista chegou a usar o prêmio de Fernanda Torres na categoria “Melhor Atriz em Filme de Drama” no Golden Globes Awards para divulgar as manifestações.
Lula ligou para a atriz para parabenizá-la pela premiação. O presidente disse que a vitória de Fernanda Torres não poderia ter ocorrido em um “momento melhor”. “O Brasil merecia isso, e sobretudo isso acontecer para você faltando dois dias para a gente fazer o ato em defesa da democracia”, declarou.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Os parlamentares de oposição afirmam que a estratégia do petista desvia a atenção da população de “problemas urgentes do país”, como a crise econômica e o aumento da violência. Eles também analisam que os atos fomentam um discurso de polarização política no país.
Para Rodolfo Nogueira (PL-MS), o 8 de janeiro de 2023 é utilizado pela gestão petista como justificativa para “excessos autoritários e criminalização de adversários políticos”.
“O Brasil precisa de pacificação, e isso só será possível com anistia ampla para quem não praticou violência ou depredação”, declara. “Não podemos seguir divididos por um governo que prefere culpar a oposição a assumir suas responsabilidades. Lula precisa parar de fazer palanque político.”
+ Pacheco desfalca eventos de Lula em lembrança dos atos de 8/1
Silvia Waiãpi (PL-AP) analisa que o “Brasil está estagnado por um governo que vive do passado e explora um episódio trágico para manipular narrativas e dividir a sociedade”. “Precisamos olhar para frente, e a anistia é o primeiro passo para encerrar esse ciclo de perseguição política”, sinaliza a parlamentar.
O deputado Sanderson (PL-RS) também enfatiza que a narrativa utilizada pelo governo Lula só agrava a instabilidade política do Brasil. “Lula e seus asseclas utilizam o 8 de janeiro como uma ferramenta para consolidar o projeto de poder petista, demonizando a direita, perseguindo e calando oposição. Por isso tenho afirmado que a anistia é necessária para pacificação nacional”, destaca.
Para Rodrigo Valadares (União-SE), as manifestações pela gestão petista coloca uma “cortina de fumaça sobre a sua ineficiência”. “Enquanto o governo gasta energia em reabrir feridas, brasileiros enfrentam desemprego, fome e violência nas ruas. Essa narrativa exaustiva não resolve os problemas do país. O que precisamos é de união, e a anistia seria uma resposta concreta para pacificar o Brasil”, acrescenta.
Lula promove atos em recordação ao 8 de janeiro de 2023
O primeiro evento promovido por Lula está previsto para às 9h30, na Sala de Audiências do Palácio do Planalto. Será realizada uma cerimônia de reintegração de obras de arte danificadas durante as invasões de 2023 — em que era esperada a presença dos presidentes dos Três Poderes.
Na sequência, às 10h30, ocorrerá o descerramento da obra As Mulatas, de Di Cavalcanti, no terceiro andar do Palácio, onde fica o gabinete presidencial. Já às 11h, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, Lula participará de uma solenidade com autoridades, um espaço tradicional para os principais atos políticos da Presidência.
Encerrando a programação, haverá o chamado “Abraço da Democracia” na Praça dos Três Poderes. O presidente descerá a rampa do Planalto para se juntar ao público no ato simbólico.
Um ladrão desesperado pedindo apoio aos cretinos mortadelas. Se juntar tudo cabe num camburão e quem os defende não tem a menor noção de caráter, simplesmente vagabundos!
Pra quem apoia um político que fez campanha na saída do enterro da mãe, e fez um “ato” no 7 de setembro em Brasília…… estão reclamando demais……
O desespero chega ser ridículo….
Obs: tem uma centena de situações análogas pra citar….
Sim, certo mesmo foi Bolsonaro: incitou os atos golpistas, fugiu pros EUA e agora com medo fica pedindo anistia.
Não seja rídiculo, Mortadela!
Coisa de um Presidente decrépito que não tem o que mostrar. Um governo desastroso que está destruindo o país.
Precisa da narrativa do golpe que nunca existiu , o governo se omitiu e deixou a baderna ocorrer, destruiu as imagens para ter ganho político. .O povo sabe muito bem da farsa montada pelo Consórcio Lula/STF.
Lula é um oportunista safado!
Usou o funeral da própria mulher como palanque político!