Líderes partidários da Câmara dos Deputados se reuniram, nesta segunda-feira, 3, para a primeira sessão sob a presidência de Hugo Motta (Republicanos-PB), eleito no último sábado, 1º. Durante o encontro, os parlamentares propuseram que as votações na Casa Baixa ocorram presencialmente.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O objetivo, de acordo com os deputados, é aumentar a previsibilidade da pauta e melhorar a organização das votações no plenário. Essa foi uma das principais promessas de Motta durante a campanha para a presidência da Câmara.
O encontro dos deputados
Além disso, os políticos sugeriram que as sessões comecem pontualmente, às 16h. Uma nova reunião será realizada nesta quarta-feira, 5, para definir as propostas.
Outra proposta em discussão é que a pauta do plenário seja definida com pelo menos oito dias de antecedência. Os relatórios, por sua vez, devem ser divulgados com mais tempo.
Reuniões às quintas-feiras
Além disso, os parlamentares sugeriram que as reuniões de líderes sejam realizadas semanalmente, às quintas-feiras, no colégio de líderes, em vez de às terças-feiras, como acontecia na gestão de Arthur Lira (PP-AL).
Segundo o deputado Antônio Brito (PSD-BA), o objetivo é garantir maior previsibilidade, com a presença física dos deputados no plenário por pelo menos quatro horas semanais.
Ao assumir o cargo, Hugo Motta prometeu “virar a página” e implantar mudanças nos processos da Casa, em contraste com a gestão de Arthur Lira, alvo de críticas nos últimos anos.
O novo presidente se comprometeu a garantir maior previsibilidade à pauta, fortalecer as comissões temáticas e diversificar a indicação de relatores.