Os deputados federais Coronel Meira (PL-PE) e Cabo Gilberto Silva (PL-PB) querem que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, preste esclarecimentos sobre um homem preso por portar 30 kg de cocaína em um veículo da Receita Federal (RF).
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Agentes do 15º Batalhão da Polícia Militar de São Paulo encontraram a droga na última quinta-feira, 27, durante uma operação em Guarulhos, na Grande São Paulo.
A ação resultou na prisão do motorista Washington da Silva Nascimento, que alegou estar a serviço da Receita. A droga foi escondida no banco traseiro do veículo, e o motorista estava a caminho do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Fotos da operação policial mostram que a cocaína, em tijolos, estava no banco traseiro do veículo, modelo Trail Blazer. Dentro do carro havia ainda um cartão de isenção de pedágio, emitido pela Secretaria de Parcerias e Investimentos, do governo estadual. O carro oficial da RF pertence ao Ministério da Economia.
Gravidade da apreensão
Em documento, Coronel Meira solicita esclarecimentos sobre o possível envolvimento de agentes públicos da Receita Federal com organizações criminosas e o narcotráfico. Ele também questiona as providências internas tomadas pelo Ministério da Fazenda na apuração do caso e os protocolos de segurança adotados pela RF.
“É um fato gravíssimo, pois estamos falando de uma grande quantidade de droga apreendida em veículo oficial a serviço de um órgão federal e sendo encaminhada para um aeroporto internacional”, destacou o parlamentar.
Segundo ele, “o episódio pode revelar um possível envolvimento com o crime organizado e o tráfico internacional de drogas, crime de alta complexidade e severo impacto social, econômico e de saúde pública”.
Em seu requerimento, Cabo Gilberto Silva pede a Haddad que informe: por que o servidor público estava transportando droga no carro pertencente ao Ministério da Economia; qual era o destino final da droga; se a pasta adotou providencias para evitar novos casos; e se já foi instaurado um processo administrativo disciplinar.
“A resposta ao requerimento vai permitir que a Câmara dos Deputados adote providências necessárias para aprimorar os instrumentos de fiscalização, controle e acompanhamento do processo administrativo que envolve os atos de gestão por parte do Governo Federal”, informou Silva em seu pedido oficial.
O que diz a Receita Federal
Sobre o caso, a Receita Federal informou por meio de nota que “está apurando e fornecendo todas as informações disponíveis aos órgãos competentes para colaborar com as investigações”.
“A verificação inicial indica que se trata de um funcionário terceirizado, incumbido de levar a viatura para abastecer e lavar”, disse o órgão. “A empresa contratada vai receber uma notificação. Não há envolvimento de servidores da Instituição”.
Foi pra consumo proprio não te 40g.
Pagar para uma empresa tercerizada para levar o carro para abastecer ou lavar. Surreal.
Óbvia parceria PT/PCC ! Com certeza o braço jurídico da ORCRIM ($TF) vai dar em jeito …
Não sabem de nada, como de praxe.
Não acredito na versão da receita federal, não foi com certeza a primeira vez que droga é transportada em carros da receita federal
NÃO VAI DAR EM NADA. ISSO É BRASIL !!! É O GOVERNO DO AMOR !!!
Quer dizer que só ele que finge não saber que a maior FACÇÃO criminosa PT QUE ESTÁ operando o país e estão PODENDO QUASE tudo.
Confundiram 30 kg de cocaína com 30 gramas de maconha.
🤣
O mais estranho nesta história é o cartão de isenção de pedagio emitido por uma secretaria do estado de sao paulo. Cadê o tal programa de Integridade da Controladoria Geral do Estado ?
Assim fica facil de esclarecer e, transferir qualquer BO, kkkkkkk
Esta iria ser a parte do ministério da fazenda para aguentar o orelhudo na presidência….
30 kg é pouco.
Isso a midia, ou velha imprensa, ou Assessoria de Imprensa do PT, não mostram…
Uhum, ÇEI.
Moraes vai mandar devolver
Uma piada igual esse desgoverno.
Onde a corrupção, há PT
A explicação dele será: Estes 30 kg seriam divididos em pacotinhos de 40gr para distribuir entre os ministros e seus servidores, para ficar dentro das regras do Soviet Tribunal Foderal.
Narcorepublica
Que vergonha!