O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), comentou, nesta quinta-feira, 14, as explosões na Praça dos Três Poderes, em Brasília, na noite de ontem.
Conforme o decano da Corte, o caso “não é isolado”. Isso porque há uma série de fatos históricos recentes que se conectam. Para Mendes, eles são fruto de uma “ideologia rasteira” que estaria desestabilizando as instituições.
De acordo com Mendes, o ato está associado ao 8 de janeiro. O juiz do STF viu ainda relação com a administração Bolsonaro.
“O discurso de ódio, o fanatismo político e a indústria de desinformação foram largamente estimulados pelo governo anterior”, disse Mendes, durante sessão plenária no STF. “Fruto de um sectarismo infértil, o radicalismo político grassou nas eleições de 2018, em uma campanha caracterizada pela ampla utilização das redes sociais para difusão de ódio, ataques pessoais e fake news.”
Mais críticas de Gilmar Mendes
Segundo Mendes, a radicalização política ganhou força em 2019, quando Bolsonaro assumiu.
Dessa forma, o discurso de ódio teria radicalizado o debate político a ponto de “criminalizar a oposição”, ter “desprezo à alteridade” e fazer “ataques sistemáticos às instituições de controle que cerraram fileiras contra essas práticas, como a Justiça Eleitoral e a Suprema Corte”.
“Símbolos e feriados nacionais foram sequestrados com objetivos eleitorais, a ponto de, em 2021, a comemoração do 7 de Setembro ter sido utilizada para realização de ameaças ao STF, incitando os cidadãos ao descumprimento de decisões judiciais”, observou Mendes.
Leia também: “O cemitério das estrelas”, reportagem publicada na Edição 242 da Revista Oeste
Esses sinistros totalitários e falsos com sua insistência em negar o óbvio. È cansativo verificar que não admitem a própria culpa pelo o estado atual das coisas, a falta de freios em seus abusos, destroçando os princípios básicos do Estado Democrático de Direito determinados na CF de 1988 é o fator que tem gerado revolta. Continuam a insistir na conversinha de discurso de ódio e outras baboseiras, não enxergam que suas ações motivadas por vaidade e paixões desmedidas têm causado todo esse mal. É cansativo, muito cansativo!
Quando esse bostejador esclarecer publicamente quais as razões (ou teria sido $$$$??????) que o fizeram “mudar de rumo por 180 graus” em relação à Lava Jato – de defensor à crítico e opositor – quiça possamos entender quem ele realmente é. Até lá continuará sendo apenas um dos comparsa da CORJA DOS ONZE.
Eles têm certeza que todos os brasileiros são idiotas.
O que está inflamando o ódio dos brasileiros são as ações da “justiça”, liberando bandidos da cadeia, colocando bandido na presidência, tentando fazer o que não é da competência de um judiciário sério. Isso sim, inflama a ira de qualquer brasileiro de bem. Discursinhos embasados em narrativas enganosas também irritam os cidadãos de bem.
Esse Gilmar Mendes subestima demais o povo, o povo não é cego seu palhaço. As instituições é que estão desestabilizando a nação
Aonde esse cara vive? Vá se lascar! Tudo de ruim foi o Bolsonaro… Os dinossauros foram extintos, foi Bolsonaro. Mexeu com a baleia, é importunação aos animais aquáticos….. Um pessoal com a saúde mental desequilibrada, já concluíram o julgamento antes de iniciarem as investigações… Que dia esses Ministros, Presidente, deputados e senadores irão deixar de mimimi e trabalhar com seriedade para o Brasil crescer com segurança jurídica conforme nossa constituição???
Aonde esse cara vive? Vá se lascar! Tudo de ruim foi o Bolsonaro… Os dinossauros foram extintos, foi Bolsonaro. Mexeu com a baleia, é importunação aos animais aquáticos….. Um pessoal com a saúde mental desequilibrada, já concluíram o julgamento antes de iniciarem as investigações… Que dia esses Ministros, Presidente, deputados e senadores irão deixar de mimimi e trabalhar com seriedade para o Brasil crescer com segurança jurídica conforme nossa constituição???
O cara é uma metamorfose ambulante. No início era a favor da Lava Jato, depois ficou contra, provavelmente porque a operação estava chegando próxima ao STF (o famoso caso “O amigo do amigo do meu pai”). Não tem ética, nunca se dá por impedido, analisando casos de amigos e parentes. O problema não é o STF, é a atual composição do STF, a pior de todos os tempos, na qual o absurdo ativismo judicial está acabando com a nossa democracia.
E isso que da umm canalha coagido c8om o rabo preso.
O que fazer com um sujeito desse?
É….. ele, claro, convenientemente “se esquece” de tudo o que o PT falava sobre perseguir, prender, colocar o exercito do MST na rua, etc.
O que vivemos hoje é consequência do que foi plantado ontem.
ESTA SEM RAZÃO GILMAR MENDES, DISCURSO DE ÓDIO QUEM FAZ É O STF.
Foi induzido pela tua mãe, boca de sapo!
Desde a assunção da presidência de Jair Bolsonaro essa corte começou a interferir diariamente na sua gestão, qual a explicação para isso se não interesses escusos, retirar um ex presidiário e conduzir a presidência mesmo esse ministro que deu várias entrevistas comentando sobre as fartas provas de corrupção 🤔🤔
Cara de pau é pouco…
Cara de pau é pouco…