Dois partidos anunciaram apoio à candidatura de Ricardo Nunes (MDB) para as eleições municipais de 2024. Na noite desta quinta-feira, 22, o Avante oficializou adesão à frente ampla do atual prefeito de São Paulo.
Leia mais: “Paraná Pesquisas indica empate técnico entre Nunes e Boulos”
No evento, realizado na sede do Avante, o partido Agir, voltado à promoção da inclusão, dos direitos e do bem-estar dos autistas, também anunciou apoio à reeleição do emedebista. A candidatura de Nunes à prefeitura da capital paulista, de acordo com a assessoria do MDB, passa a contar com oito partidos.
Trata-se da aliança mais ampla, entre todas as chapas em disputa, até o momento. A união engloba MDB, PL, PP, Solidariedade, Republicanos, PSD, AGIR e Avante. Ainda é esperada a adesão formal do Podemos, do União Brasil e da federação PSDB-Cidadania.
A aliança encabeçada pelo candidato Guilherme Boulos, do Psol, principal adversário de Nunes, até agora é formada por quatro agremiações de esquerda.
Leia mais: “Bolsonaro vai apoiar Nunes para a Prefeitura de São Paulo, afirma Valdemar Costa Neto”
“Chegando aqui, fui informado sobre o apoio não apenas do Avante, mas também do Agir”, afirmou Nunes. “Fique registrada a minha gratidão. Saibam que vocês terão um aliado para todas as horas e para todos os momentos.”
O prefeito de São Paulo prosseguiu e disse que “este é o compromisso de quem saiu da periferia e hoje é o prefeito da quinta maior cidade do mundo; de quem trabalha para tornar a qualidade de vida dos paulistanos melhor, com humildade e simplicidade, mas com muita dedicação e entrega.”
Presidentes dos novos aliados falam sobre frente ampla
O presidente nacional do Avante, deputado federal Luís Tibé, afirmou que a decisão do apoio foi em função do que considera uma boa administração do atual prefeito.
“Ricardo tem feito uma gestão exitosa, com muita obra, com um olhar voltado ao povo, e isso deve continuar.”
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Já o presidente da Executiva Nacional do Agir, Daniel Tourino, também fez elogios à atual gestão para explicar a adesão.
“Quando cheguei a São Paulo, peguei um táxi no aeroporto e vim conversando com o motorista”, afirmou o dirigente partidário. “Ele veio me falando do quanto a cidade está bem tratada, está limpa. E eu fui tendo a certeza de que nós, do Agir, estávamos fazendo a escolha certa.”
O deputado federal Baleia Rossi, presidente nacional do MDB, disse que a aliança tem se caracterizado por uma união de diversas ideias.
“Hoje, recebemos o apoio de siglas de centro, de direita e de centro-esquerda, que têm capilaridade para chegarem em todos os cantos desta cidade”, ressaltou o parlamentar, sempre filiado ao MDB, que entre 1980 e 2017 era chamado de PMDB.
“Para ser um bom gestor, prefeito, você precisa de ‘Solidariedade’, e você precisa ‘agir’. ‘Avante’, Ricardo Nunes”, foi o trocadilho feito pelo deputado federal. Baleia Rossi é filho do ex-deputado e ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi.
O presidente da Executiva Municipal do MDB de São Paulo, Enrico Misasi, garantiu que mais apoios devem chegar dentro das próximas semanas. Para ele, a verdadeira frente ampla das eleições municipais na capital não é a de Guilherme Boulos (Psol), mas sim a de Nunes, “ampla no nome, em número, na diversidade e no compromisso com São Paulo”.