A deputada federal Professora Duda Salabert (PDT) lançou sua pré-candidatura à Prefeitura de Belo Horizonte, na tarde desta quinta-feira, 18. O partido realizou o evento de lançamento em uma cervejaria da capital mineira.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A cerimônia contou com a presença do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e do presidente estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT), deputado federal Mário Heringer. Outras lideranças políticas também participaram do evento.
“O PDT decidiu que é fundamental apresentar um programa trabalhista, progressista e popular, como alternativa para superação da crise que afeta nossa cidade”, escreveu Duda Salabert, em publicação no Instagram.
Leia também: “PT lança pré-candidatura de Rogério Correia à Prefeitura de Belo Horizonte”
Duda Salabert é professora de literatura. Sua primeira disputa eleitoral aconteceu em 2018, como candidata a senadora pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol). Na época, ficou em oitavo lugar, com 1,99% dos votos. Ela já atuou como vereadora de Belo Horizonte, entre 2021 e 2023. Em 2022, elegeu-se deputada federal.
A parlamentar, que tem a maior rejeição entre os pré-candidatos, deve disputar o campo político de Rogério Correia (PT), que lançou a sua pré-candidatura em março, e de Bella Gonçalves (Psol). Caso confirmada a atual composição, o trio deve pleitear os votos de eleitores da esquerda.
Disputa em Belo Horizonte tem empate técnico entre três candidatos
Como noticiou Oeste, a disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte tem um empate triplo. De acordo com o instituto Paraná Pesquisas, João Leite (PSDB), Carlos Viana (Podemos) e Bruno Engler (PL) são os pré-candidatos que dividem a liderança.
Na pesquisa estimulada, quando uma lista de possíveis candidatos é apresentada aos entrevistados, o tucano supera numericamente os dois adversários. João Leite tem 16,6% das intenções de votos, contra 16,2% do senador do Podemos e 14,9% do deputado estadual pelo PL.
Leia mais: “Esquerda lidera rejeição em Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador”
A margem de erro da pesquisa é de 3,3 pontos porcentuais para mais ou para menos, o que deixa os trio tecnicamente empatado na liderança.
No segundo cenário, o nome de Viana não aparece na lista. João Leite aparece com 22,6% das intenções de votos, enquanto o membro do PL, apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, aparece com 16,7%. Duda Salabert conta com 11% das intenções.
é cada coisa que a gente é obrigado a ver….
kkkkkkkkkk piada , entra na briga sabendo que vai perder
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKk. Será que já ganhou ????
Vai sonhando vai. É bom q se candidate a prefeitura e perca. Depois não vai conseguir se eleger de novo para a câmera de deputados federal.
Candidata, candidato ou candidate ??? Tô confuso com esse trem ai, sô…
No Rio tempos atrás por insatisfação com a política e falta de algum candidato que prestasse um morador do zoológico foi o mais votado era o macaco Tião, peço ao povo mineiro que não falta de um macaco por favor não votem nessa coisa.
Não parece um belo horizonte.